Home / Comunicação / Bate-papo desta sexta terá informações contábeis para encerramento do exercício de 2022

Notícias

07/12/2022

Compartilhe esta notícia:

Bate-papo desta sexta terá informações contábeis para encerramento do exercício de 2022

WhatsApp Image 2022 12 07 at 09.26.29Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, excepcionalmente, o Bate-papo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) acontecerá às 9h. O tema dessa semana será Orientações para o Encerramento do Exercício de 2022. A programação é transmitida ao vivo pelas redes sociais da CNM: Youtube e Facebook e os gestores já podem encaminhar suas dúvidas sobre o assunto para o e-mail: bate-papo@cnm.org.br.

Os convidados da programação são o analista técnico da área de Contabilidade da CNM, Marcus Cunha, e a professora da Universidade de Brasília (UNB) Diana Lima. Os especialistas em contabilidade vão falar sobre pontos que devem ser observados pelos gestores nesta reta final de 2022 e esclarecerão todas as dúvidas enviadas previamente e pelo chat das redes sociais.

Os especialistas abordarão, ainda, as exigências dos órgãos de fiscalização e das práticas contábeis aplicáveis. Ainda darão destaque aos diferentes tipos de escrituração contábil e nas rotinas de encerramento de contas que controlam o fluxo de informações, como:

- Calendário de ações e prazos

- Restos a pagar e créditos a receber

- Lançamentos típicos de encerramento de exercício

- Boas práticas em final de exercício e prestação de contas

- Elaboração de notas explicativas

Alerta
A CNM destaca que as rotinas contábeis podem ser utilizadas dependendo das orientações do Tribunal de Contas a que o Município está sujeito, do sistema de informática utilizado e/ou das portarias de conteúdo de encerramento de exercício. Desta forma, a recomendação é que o profissional contábil do Município envie consulta ao respectivo Tribunal de Contas jurisdicionado quanto às orientações apresentadas, devendo prevalecer seu entendimento em relação às orientações apresentadas.

Não perca o Bate-papo nesta sexta-feira, 9, às 9h.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas