Home / Comunicação / Belo Horizonte (MG) e Araripina (PE) trocam experiências com cidades de Portugal

Notícias

24/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Belo Horizonte (MG) e Araripina (PE) trocam experiências com cidades de Portugal

23052019 visita bh a portugalPor meio do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia, projeto em que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é parceira, representantes de Belo Horizonte (MG) e Araripina (PE) participaram de missão e visita técnica, em maio, em cidades de Portugal.

Em Almada, região que integra a área metropolitana de Lisboa, membros da prefeitura de Belo Horizonte conheceram soluções de urbanismo e sustentabilidade. A atividade compõe o projeto de desenvolvimento urbano sustentável do programa, que busca soluções em diversas áreas, como mudanças climáticas, mobilidade urbana e biodiversidade.

Entre as visitas, o grupo conheceu a estratégia local para ações climáticas e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada. Na ocasião, os brasileiros puderam entender o processo de eficiência energética e do sistema de drenagem de tratamento de águas residuais. Os anfitriões também apresentam o Parque da Paz, espaço que se destaca por ser uma solução ambiental para problemas de cheias e para melhorar a qualidade de vida da população.

Na área de mobilidade, a programação incluiu o serviço de mobilidade inclusiva da região, chamado Almada, Bus Saúde. A iniciativa é o novo sistema de transportes metropolitano e o sistema de bicicletas compartilhadas de Lisboa, o Gira. A viagem foi encerrada com trabalhos para construir um plano de cooperação entre o Município brasileiro e o português. O objetivo é fortalecer as políticas municipais de Belo Horizonte sobre clima e as ações de planejamento em Almada.

Araripina (PE) 23052019 visita araripina a portugal
Visando à proteção do meio ambiente, o gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da prefeitura de Araripina (PE), Rubeni Cunha, esteve em Santo Tirso na semana passada. O intercâmbio foi voltado para a conservação da biodiversidade e a conscientização dos mais jovens.

Na visita, se lidou com sementes e mudas de plantas nativas portuguesas, com o intuito de conscientizar sobre a importância da conservação florestal. O gestor ambiental também conheceu a floresta e estufas da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e a horta urbana de Santo Tirso no Parque Urbano da Sara Moreira e no Parque da Ribeira do Matadouro. Nos últimos dias, o roteiro teve jornadas de trabalho com os serviços técnicos da Câmara Municipal, onde foram compartilhados conhecimentos e experiências.

Atuação da CNM
A Confederação integra o projeto da União Europeia, apoiando tecnicamente a colaboração entre as cidades. A Assessoria Internacional da CNM reforça a importância de Municípios atuarem na cooperação internacional e se beneficiarem do intercâmbio com outros países ao aprenderem com diferentes formas de implementar políticas e construir ações com parceiros internacionais.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC)


Notícias relacionadas