Home / Comunicação / Benedito Novo (SC) trabalha projeto de desenvolvimento urbano sustentável com cidade da Romênia

Notícias

27/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Benedito Novo (SC) trabalha projeto de desenvolvimento urbano sustentável com cidade da Romênia

IUCParceiras desde 2018, as cidades de Benedito Novo (SC) e Alba Iulia, na Romênia, que fica localizada no centro-sudeste da Europa, compartilham experiências e conhecimentos por meio do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia. A iniciativa é integrada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Turismo, tecnologia, mobilidade, produção industrial e meio ambiente são alguns dos assuntos abordados em sessões de trabalho entre as duas delegações. Primeiro, os catarinenses receberam os romenos, no ano passado. Em março de 2019 foi a vez de retribuir a visita. Na ocasião, os representantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus projetos de desenvolvimento urbano sustentável.

Em Alba Iulia, os gestores locais apresentaram a cidade, com destaque para o progresso na área de mobilidade urbana. O deslocamento até Cetatea (local no distrito de Alba) foi feito com ônibus elétrico e a delegação brasileira pôde experimentar novas motos e testar bicicletas elétricas. Depois, o grupo conheceu o Museu de Cetatea, que reúne ruínas da época romana.

Os anfitriões mostraram ainda a parceria com uma empresa privada para desenvolver aplicativos que colocam novas tecnologias a serviço das necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, segurança e estacionamento. A cidade romena já encontrou mais de 106 soluções para problemas cotidianos por meio de patrocínios com empresas. Houve ainda visita a Salina Turda, conhecida como o coração da Transilvânia, e a geleira Ghetarul do Scarisoara.

A missão técnica foi encerrada com uma mesa de trabalho para avançar o plano de cooperação entre as duas cidades. Para isso, decidiu-se focar no desenvolvimento de um projeto piloto no campo do turismo, na criação de um circuito turístico, na promoção de cidades inteligentes e no desenvolvimento de capacidades produtivas. A cooperação no campo cultural e a promoção de estágios para estudantes catarinenses na Romênia foram também propostas que serão construídas nos próximos meses.

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) também integrou a missão à Alba Iulia e participa com o Município de Benedito Novo na cooperação. Dessa forma, busca-se gerar benefícios da cooperação com a Romênia para toda a região da associação catarinense, valorizando as políticas implementadas pelo conjunto de Municípios.

Atuação da CNM
A Confederação integra o projeto da União Europeia, apoiando tecnicamente a colaboração entre as cidades. A Assessoria Internacional da CNM reforça a importância de Municípios atuarem na cooperação internacional e se beneficiarem do intercâmbio com outros países ao aprenderem com diferentes formas de implementar políticas e construir ações com parceiros internacionais.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC)


Notícias relacionadas