Home / Comunicação / Biblioteca on-line da CNM soma mais de 47 mil downloads em dezembro

Notícias

03/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Biblioteca on-line da CNM soma mais de 47 mil downloads em dezembro

03012020 acesso biblioteca credito foto freepikA Biblioteca virtual da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que reúne notas técnicas, cartilhas, estudos, informativos, livros e outros materiais, teve 47.320 arquivos baixados em dezembro de 2019. Esse é o maior número de downloads dos últimos doze meses. A maior procura foi pela estimativa do 1% adicional de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que somou 5.968 downloads.

As notas sobre os repasses ao Fundo são de grande apoio para a gestão municipal e auxiliam no planejamento financeiro das prefeituras. Prova disso é que o tema é um dos mais acessados pelos visitantes – outras quatro notas sobre as transferências de dezembro do FPM também figuram entre as dez publicações mais baixadas. Juntas, elas representam 32,8% do total de downloads da Biblioteca no mês.

Em seguida, conteúdos sobre a cessão onerosa tiveram destaque. Os Municípios receberam R$ 5,3 bilhões do recurso. A nota técnica 24/2019, por exemplo, foi acessada 3.204 vezes. O material explica como deve ser feito o tratamento contábil da receita oriunda da cessão onerosa. Após o repasse da verba, em 31 de dezembro, para as contas municipais, a Confederação atualizou a publicação. Há novas informações sobre o Pasep, uma vez que o valor do tributo foi retido na fonte, e orientações sobre como fazer a publicação contábil. Já a nota com os valores estimados para cada Município após o leilão da cessão onerosa contabilizou 2.898 arquivos baixados.

Ainda na área de Contabilidade, houve 1.992 downloads da nota técnica Procedimentos contábeis de encerramento do exercício de 2019 e abertura do exercício de 2020. Disponibilizado em meados de dezembro, o material é uma importante ferramenta para que os gestores atendam às regras de prestação de contas. Apresenta ainda calendário de ações e prazos na preparação das contas para a elaboração das demonstrações contábeis anuais.

Por fim, entre os dez mais baixados, estão o informativo Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o estudo Pagamento do 13º Salário pelos Municípios brasileiros em 2019. Todo o conteúdo da Biblioteca on-line da CNM é gratuito.

Da Agência CNM de Notícias
Foto: Katemongstar/Freepik


Notícias relacionadas