Home / Comunicação / Boa Prática: ação de Ponte Alta do Norte busca melhorar saúde da população

Notícias

03/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Boa Prática: ação de Ponte Alta do Norte busca melhorar saúde da população

03102019 BoasPraticas SaudeEstá cada vez mais comum ouvirmos falar sobre ansiedade, depressão e problemas de saúde relacionados à saúde mental. Junto com elas, aumento nas filas de hospitais em busca de soluções. A Rádio CNM traz a Boa Prática implementada pelo Município de Ponte Alta do Norte (SC), que promoveu melhoria na saúde da população: através das Práticas Integrativas Complementares (Pics).

Dados do Ministério da Saúde apontam que as práticas estão presentes em quase 54% dos Municípios brasileiros, distribuídos pelos 27 Estados e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras. Porém, as Práticas Integrativas Complementares não substituem a medicina convencional.

O prefeito Roberto Molin de Almeida reforça que, entre os serviços oferecidos, estão reiki, meditação, auriculoterapia, barra de access, além da aromaterapia, entre outros. “Na própria unidade de saúde fazemos o acolhimento, os médicos da atenção básica, enfermeira que faz o acolhimento e a própria equipe técnica de enfermagem e assistência, vão identificando possíveis casos que possam ser encaminhados para a nossa UBS, que tem as Pics. O que podemos observar é que foi muito produtivo. As pessoas estão percebendo que sentem uma melhora do bem-estar, na questão emocional”, complementou.

Os tratamentos através das Práticas são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Ao todo, são 29 procedimentos que podem integrar o hall de procedimentos. A implementação dos serviços depende do Município. Em Ponte Alta do Norte, por exemplo, o serviço existe desde 2017.

Boas Práticas

Veiculado na Rádio CNM toda quarta-feira, às 9h30, o Boas Práticas Municipais traz sempre uma novidade implementada nos Municípios brasileiros. Caso você tenha alguma que merece destaque, envie e-mail para imprensa@cnm.org.br contando um pouco da história.

Confira Mais:

Boas Práticas: Esteio é o primeiro Município a implementar a Lei de Liberdade Econômica

Boas Práticas: Municípios do Rio Grande do Sul se unem para finalizar trecho da BR 153

Boas Práticas: Ipeúna aumenta produção de alimentos orgânicos no Município

Por: Lívia Villela
Fotos: Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Norte
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas