Home / Comunicação / Boa Prática: Araruna (PR) gera economia para o Município com uso de energia solar

Notícias

19/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Boa Prática: Araruna (PR) gera economia para o Município com uso de energia solar

19062019 EnergiaSolarCom 15 mil habitantes, o Município de Araruna (PR) caminha para a produção de energia solar em todo o Município. Para tanto, o prefeito Leandro César de Oliveira ressalta que iniciou um investimento entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão de reais em placas de energia solar. Com vida útil e garantia de 25 anos, as placas devem gerar receita de 40 mil reais para Araruna.

“A intenção que vamos trabalhar é zerar nossa taxa de iluminação. Tanto do Município em si para se manter quanto da iluminação pública. Para isso vamos aumentar nossa capacidade de geração de energia elétrica, injetando na rede e comercializando nossa energia com a Copel [Companhia Paranaense de Energia], fazendo a compensação. A gente alcançar esse número e ter um pouco mais para trabalhar com sobras”, reforça o gestor municipal.

Números nacionais apontam que esta realidade não acontece apenas no Município, como no país todo. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que o número de geradores de energia solar vem crescendo desde 2016. Naquele ano, o salto foi de 407% em relação ao ano anterior, com crescimento de 80% registrado em residências. Em 2019, números da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica apontam que a energia solar deve crescer 44% no Brasil.

A temática foi destaque do programa Boa Prática Municipal, divulgada pela Rádio CNM. Com o objetivo de conhecer as realidades e as novidades implementadas nos Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai divulgar, toda semana, uma boa prática municipal.

Se seu Município promove uma Boa Prática, entre em contato pelo e-mail: imprensa@cnm.org.br

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas