Home / Comunicação / Boa prática: Curitiba divulga lista on-line de museus, memoriais e centros de cultura

Notícias

07/10/2022

Compartilhe esta notícia:

Boa prática: Curitiba divulga lista on-line de museus, memoriais e centros de cultura

07102022 mis curitibaA área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz experiências inspiradoras no setor museal que demonstram aos demais Municípios as diversas possibilidades de atuação na área cultural. Entre eles, o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, que lançou um guia on-line no qual divulga diversas informações sobre os museus, memoriais e centros culturais do Município. A iniciativa permite que turistas, população local e outros interessados possam ter conhecimento sobre esses institutos e programem uma visita.

O guia apresenta uma breve descrição de 29 museus, 9 memoriais e 2 centros culturais que se localizam em Curitiba, e que abordam questões históricas, artísticas e temáticas, facilitando a escolha entre as várias opções disponíveis, e possibilitando que a sociedade se aproprie desses equipamentos culturais. A CNM reforça a importância dos museus como porta de entrada para o turismo. Indispensáveis nos roteiros turísticos, os museus são espaços onde o turista tem a possibilidade de conhecer a cultura de um determinado local.

Entre os institutos culturais que fazem parte do guia, se encontram os seguintes museus:

Museu da Imagem e do Som
Criado em 1969, é um dos museus da Imagem e do Som mais antigos do país. Tem por finalidade preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. O acervo conta com mais de 1 milhão de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos, livros e filmes, além de rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores. O edifício que abriga o museu foi construído no final do século XIX e serviu de sede do governo Estadual até o ano de 1937. O antigo Palácio da Liberdade continuou abrigando funções públicas e desde 1989, o MIS.

Museu do Holocausto
O primeiro Museu do Holocausto do Brasil busca ceder a palavra e contar histórias dos que pereceram e dos que sobreviveram ao genocídio. Inaugurado em 2011, mostra os acontecimentos do holocausto através de histórias de vítimas que possuem ligação com o Brasil. Além das exposições, o museu possui acervo de livros e filmes relacionados ao tema.

Museu da Vida
Para brincar e interagir com a natureza, o Museu da Vida é o espaço ideal. Antigo Lar das Meninas, o museu é mantido pela Pastoral da Criança e é um espaço interativo, de encontros e de produção de saberes com várias exposições, sendo seis internas e duas áreas de lazer ao ar livre. As exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias e também retratam a história da Pastoral da Criança e de sua fundadora, Dra. Zilda Arns Neumann.

O seu Município desenvolve alguma boa prática na área da cultura? Compartilhe com a CNM, enviando sua iniciativa para a cultura@cnm.org.br.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas