Home / Comunicação / Boas Práticas: Consórcio moderniza iluminação pública de Municípios

Notícias

14/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Boas Práticas: Consórcio moderniza iluminação pública de Municípios

14082019 IluminacaoLed ComajaA união para além das fronteiras municipais em busca de melhorias para a população. Isso é possível através dos Consórcios Públicos. As ações podem ser diversas e voltadas para várias áreas da gestão municipal. Através dos Consórcios Públicos, Municípios de pequeno, médio ou grande porte conseguem promover melhorias na região que não conseguiriam se estivessem sozinhos.

Um dos casos de sucesso, acontece com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), como ressalta o presidente do consórcio e prefeito de Saldanha Marinho (RS), Volmar Telles do Amaral. “Meu Município é de pequeno porte. Se eu fosse fazer sozinho, não iria conseguir, porque, pela quantidade de pontos da minha cidade, não teria empresa que viria aqui fazer. E se eu abrisse uma licitação, pode ter certeza que o acréscimo disso aí seria muito mais do que estou pagando agora. Veja que pequenos, médios e grandes Municípios se unindo a gente consegue comprar melhor, com qualidade e acaba interagindo todos os Municípios para o desenvolvimento e o progresso para a nossa região”, disse.

Consórcio público foi criado por lei com a finalidade de executar a gestão associada de serviços públicos, onde os Entes consorciados, que podem ser a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. De acordo com o texto, no todo ou em parte, os consórcios destinarão pessoal e bens essenciais à execução dos serviços transferidos.

Entre as ações promovidas pelo Comaja está a iluminação e a modernização de vias públicas com lâmpadas de LED. Além da inovação, o ato vai trazer economia para os Municípios envolvidos. “Nós pretendemos modernizar os nossos parques de iluminação pública dos Municípios. Consequentemente, abaixar as taxas de iluminação pública, que, pelos cálculos apresentados pela empresa vencedora, deve ficar em torno de 50%”, finalizou o gestor.

A Boa Prática foi destaque na Rádio CNM, através do quadro Boas Práticas Municipais. Toda quarta-feira, ao vivo, às 9h30, a Rádio CNM divulga uma Boa Prática implementada nos Municípios. Caso você tenha alguma que merece destaque, envie e-mail para imprensa@cnm.org.br contando um pouco da história.

Confira Mais:

Boa Prática: Calçoene (AP) melhora comunicação no Município depois de promover workshop 

Boa Prática: Município de Jardim do Seridó reduz casos de dengue com música

Boas Práticas: Município mostra como aumentar arrecadação de forma simples

Por: Lívia Villela
Foto: Comaja
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas