Home / Comunicação / Boas Práticas: Moreira Sales implementa logística reversa no Município

Notícias

28/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Boas Práticas: Moreira Sales implementa logística reversa no Município

28082019 LampadasFluorescentesO cuidado que devemos ter com o descarte de lixo é algo que vem preocupando ao longo dos anos. Uma lâmpada fluorescente, por exemplo não pode ser descartada em lixo comum, visto que possuem componentes que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Desse modo, demandam um fluxo específico na coleta e na destinação final.

Para cuidar dessas situações, entra em prática a Logística Reversa. Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Logística Reversa é um conjunto de ações que tem como objetivo viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, seja para reaproveitamento ou para que tenha outra destinação final ambientalmente adequada.

Sendo assim, exige dedicação e responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos, sejam eles fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos. Pensando nisso, o Município de Moreira Sales (PR), junto com todos os Municípios do Paraná, implementou a logística reversa. O prefeito Rafael Brito Prado reforça como tem se preparado para mobilizar os diversos atores.

“No Paraná nós temos o R20, que foi instituído por decreto estadual que é composto por representantes dos Municípios das 20 regiões designadas pelo governo estadual. Essa importância faz com que a gente se mobilize em ações coletivas que possam dar resultado de forma mais prática e objetiva na logística reversa”, disse.

Caso a empresa não cumpra com a logística reversa, o Município faz a notificação das empresas, já que a logística reversa das lâmpadas fluorescentes é de competência delas. Esta e outras ações sobre a temática foram destaque da semana no Boas Práticas Municipais, divulgada pela Rádio CNM.

Toda quarta-feira, ao vivo, às 9h30, a Rádio CNM divulga uma Boa Prática implementada nos Municípios. Caso você tenha alguma que merece destaque, envie e-mail para imprensa@cnm.org.br contando um pouco da história.

Confira Mais:

Boa Prática: Município de Selviria (MS) promove projeto para preservar nascentes

Boas Práticas: Consórcio moderniza iluminação pública de Municípios

Boa Prática: Calçoene (AP) melhora comunicação no Município depois de promover workshop

Por: Lívia Villela
Foto: Governo do Estado do Paraná
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas