Home / Comunicação / Caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA) está disponível para acesso

Notícias

21/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA) está disponível para acesso

21082019 PNACaderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA), disponível na internet, é destinado a Estados e Municípios, professores, alunos, pais, responsáveis e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lançado na última quinta-feira, 15 de agosto, o documento de 54 páginas é um guia explicativo com detalhes sobre cenário atual, marcos históricos e normativos no Brasil.

A publicação apresenta importantes relatórios científicos internacionais e aborda conceitos sobre alfabetização, literacia e numeracia. O caderno explica esses conceitos, como a literacia, que é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva. Também aborda os princípios, objetivos, e diretrizes da Política Nacional de Alfabetização. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o trabalho é inspirado em iniciativas de países que aumentaram seus indicadores educacionais, como Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França e Portugal. “A situação está muito distante daquela estabelecida pela meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), a saber, alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”, afirma a contextualização.

A Avaliação Nacional da Alfabetização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (ANA/Inep), mencionada nas primeiras páginas do caderno, aponta 54,73% dos alunos em níveis insuficientes de leitura; 33,95% em níveis insuficientes de escrita e 54,46% em níveis insuficientes de matemática. Em síntese, a estratégia é seguir evidências científicas e priorizar a educação básica e melhorar esses indicadores. 

Ao acessar o formato digital do caderno, o leitor ficará por dentro do papel da família para o sucesso das crianças na aprendizagem da leitura e da escrita. Como desde antes da alfabetização a criança deve aprender certas habilidades de maneira lúdica e adequada à idade dela. A adesão às diretrizes da PNA é voluntária. O caderno trata ainda do aprendizado de jovens e adultos.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas