Home / Comunicação / Cadernos ODS: publicações apontam avanços e desafios na implementação da Agenda 2030

Notícias

11/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Cadernos ODS: publicações apontam avanços e desafios na implementação da Agenda 2030

 GIFEPublicações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil e apontam avanços e desafios na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Série Cadernos ODS trata cada um dos 17 Objetivos firmados durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. Os estudos devem servir de ferramenta para o acompanhamento dos progressos alcançados até 2030.

Os cadernos analisam as linhas de base dos indicadores de monitoramento das metas dos ODS e avalia os principais desafios enfrentados para que a Agenda 2030 seja efetivamente implementada. Eles abordam questões como erradicação da pobreza, redução da desigualdade, acesso à água e saneamento, promoção de saúde e redução das taxas de mortalidade, fontes limpas de energia, educação de qualidade, emprego pleno e trabalho decente.

Também estão incluídos nos documentos temas como acesso à habitação, consumo sustentável e uso eficiente dos recursos naturais, combate à mudança climática, industrialização inclusiva e fomento à inovação, conservação dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, proteção dos solos e da biodiversidade, bem como a redução da violência e o acesso à justiça para todos.

Há quatro anos, os 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram a Agenda 2030 e os 17 Objetivos e estratégias previstos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em todo o mundo. Esses ODS substituíram os antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas