Home / Comunicação / Caminhos para investimentos sustentáveis no Brasil são discutidos em evento da Cepal

Notícias

09/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Caminhos para investimentos sustentáveis no Brasil são discutidos em evento da Cepal

youtubeNesta quinta-feira, 9 de setembro, será lançado o relatório “O Big Push para a Sustentabilidade e a dinâmica do emprego, trabalho e renda: o trabalho no contexto da transformação social e ecológica da economia brasileira”, pelo Escritório no Brasil da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e com a Representação no Brasil da Fundação Friedrich Ebert (FES).

O Big Push representa uma abordagem desenvolvida pela Cepal para apoiar os países da América Latina na construção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis. O relatório apresenta uma coordenação de políticas (públicas e privadas, nacionais e subnacionais, setoriais, fiscais, regulatórias, financeiras, de planejamento, etc.) que alavanquem investimentos nacionais e estrangeiros para produção de um ciclo virtuoso de crescimento econômico, geração de emprego e renda, redução de desigualdades e lacunas estruturais e promoção da sustentabilidade ambiental.

Durante o evento de lançamento da edição de 2021 do relatório, o objetivo será expor diferentes percepções de líderes de entidades trabalhistas e promover uma discussão sobre a relevância da geração de postos de emprego e trabalho de qualidade no contexto de uma recuperação transformadora, tendo a sustentabilidade e igualdade como princípio norteador.

O material final foi produzido através da realização de uma oficina virtual a partir da realização de entrevistas com atores ligados a investimentos selecionados em diversas áreas, como a indústria eólica, cisternas, reciclagem, assentamentos sustentáveis na Amazônia, entre outros. Também foram realizadas discussões com especialistas e lideranças sindicais, ambientalistas e de sustentabilidade.

Atualmente, o Brasil possui os maiores parques de energia solar e eólica da América do Sul e Latina, respectivamente.

O evento será transmitido pelo YouTube, de 17h às 19h (horário de Brasília), acesse aqui.

Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros
O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras. O tema é eixo central da Agenda 2030 e suas 17 ferramentas de implementação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A área técnica de meio ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o desafio da sustentabilidade na gestão municipal é equilibrar as demandas sociais, econômicas e ambientais existentes no território. As pessoas vivem, trabalham, convivem, utilizam dos serviços e habitam nos Municípios.

O poder público municipal é o Ente federativo mais próximo das pessoas, portanto, é a esfera de poder que está em posição estratégica para conduzir a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, os entes municipais necessitam de um maior aporte de investimentos financeiros para exercer uma gestão ambiental mais valorizada e eficiente. Nesse contexto é fundamental uma maior atuação da União e dos Estados em apoiar técnica e financeiramente os Municípios.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas