Home / Comunicação / Campanha Outubro Urbano encerra semana com Bate papo

Notícias

05/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Campanha Outubro Urbano encerra semana com Bate papo

Ag CNMO Bate-papo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) desta sexta-feira, 5 de outubro, encerrou a semana da campanha Outubro Urbano: Cidades Resilientes e Sustentáveis promovida pela entidade em apoio à iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Onu-Habitat). Participaram da conversa e tiraram dúvidas durante a transmissão ao vivo pelo Facebook a supervisora de Desenvolvimento Territorial, Cláudia Lins, e as técnicas de Planejamento Territorial e Habitação e do Meio Ambiente, Karla França e Sofia Zagallo.

As representantes da CNM procuraram orientar os gestores sobre o que é um Município resiliente, ou seja, aquele que implementa ações para prevenir e minimizar desastres. Conforme elas explicaram, as iniciativas locais devem abranger infraestrutura urbana, meio ambiente, mobilidade, saneamento, além de prevenir as ocupações informais e fortalecer a legislação. Tanto a área urbana quanto a rural devem ser contempladas.

Campanha sustentável

O Outubro Urbano começa com o Dia Mundial do Habitat, comemorado na primeira segunda-feira do mês – e que, neste ano abordou a “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos” – e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, dia 31 – e que trouxe o tema “Construindo cidades sustentáveis e resilientes”. O objetivo é chamar a atenção do mundo para os impactos da urbanização desvinculada de práticas sustentáveis.

Pela primeira vez, a CNM abraçou a campanha da ONU e promoveu uma semana de mobilização a fim de sensibilizar prefeitos e gestores para as boas práticas. A entidade ressalta ainda a necessidade de alinhar as ações realizadas em nível municipal ao desenvolvimento sustentável, à Nova Agenda Urbana e ao ODS 11, que trata do enfrentamento aos desafios da urbanização e da adoção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Durante a semana, a Confederação promoveu uma série de iniciativas, como  a divulgação de boas práticas, publicações, matérias  e de um estudo inédito sobre os danos causados pelos desastres entre 2012 e 2017. O levantamento traz ainda dados surpreendentes sobre a quantidade de decretações pelos Municípios que foram atingidos por algum desastre ou situação de calamidade nos últimos 16 anos.    

Desta forma, os gestores locais puderam conhecer um pouco mais das ações que a área de Desenvolvimento Territorial da entidade desenvolve, além de terem recebido orientação técnica para adoção de práticas resilientes e sustentáveis. Como desdobramento das atividades do Outubro Urbano, a entidade promoverá, em 11 de outubro, uma Roda do Conhecimento sobre a temática. Os interessados devem se inscrever no site da CNM.

 

Acesse aqui o Bate-Papo.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas