Home / Comunicação / Carlos Cruz representa a CNM no Seminário de Gestão Pública Fazendária

Notícias

20/07/2021

Compartilhe esta notícia:

Carlos Cruz representa a CNM no Seminário de Gestão Pública Fazendária

20072021 carlos cruz 1O titular da região Sudeste do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Carlos Cruz, representou a entidade na abertura da 10ª edição do Seminário de Gestão Pública Fazendária. O evento virtual, promovido pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin), teve início nesta terça-feira, 20 de julho, e foi transmitido pelo Youtube. O evento ocorrerá até o dia 30 de julho, das 9h às 12h.

Em nome do movimento municipalista, Carlos Cruz, deu início em sua fala destacando a importância do evento neste momento de pandemia que trouxe impactos financeiros e sociais a todos os Municípios brasileiros. “Esse um ano e meio de pandemia deixou muitas marcas. A crise mundial, sem precedentes, nos atingiu em cheio com fortes impactos sociais e nos cofres municipais, o que exigiu dos gestores um esforço redobrado. A nova realidade fez com que as gestões se reinventassem com a adoção de medidas para diminuir os danos”, disse Cruz.

Carlos Cruz falou que oportunizar o diálogo neste momento em que as administrações públicas estão retomando os trabalhos é essencial. “O espaço para construções e compartilhamento de iniciativas, pós pandemia, e inovação nas administrações tributárias é muito importante. A pandemia acelerou a transformação digital na gestão pública e nós sabemos que isso não tem volta”, afirmou o gestor.

Sobre o tema do Seminário, que neste ano é A Gestão Fazendária na Era Digital, Cruz avaliou como positiva. “Destaco que a gestão pública da inovação, da tecnologia da informação e comunicação de um Município Inteligente engloba muito mais que digitalização de documentos, serviços e processos, ela contempla integração e eficiência das políticas públicas", frisou o representante da CNM. Ainda sobre a era digital, Cruz concluiu que “a modernização da gestão pública municipal passa, necessariamente, pela integração dos processos”.

20072021 carlos cruz 2Pauta municipalista
Por fim, Cruz falou ainda sobre a pauta municipalista e destacou as Reformas Tributárias e Administrativa, e frisou a importância da revisão do Pacto Federativo. “A Confederação Nacional de Municípios tem acompanhado as discussões e sinaliza a importância delas, pois sempre alertou que nos últimos anos o governo central transferiu responsabilidades para os prefeitos, mas não transferiu na mesma proporção os recursos necessários para que se possa fazer frente a elas. Por isso, são de suma importância as reformas que garantem maior participação dos Municípios no bolo tributário”, defendeu o titular da região Sudeste.

O Seminário contou ainda com a participação de representantes de entidades municipalistas e fazendárias. O presidente da Assefin, Adriano Luiz Leocadio foi o anfitrião da solenidade. "O objetivo do evento é apresentar, gratuitamente, um volume enorme de informações e conhecimentos para os nossos servidores" explicou.

Saiba mais sobre o evento aqui 

Por Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas