Home / Comunicação / Cascavel (PR) recebe equipe da CNM para realização de diagnóstico vocacional participativo do InovaJuntos

Notícias

25/10/2022

Compartilhe esta notícia:

Cascavel (PR) recebe equipe da CNM para realização de diagnóstico vocacional participativo do InovaJuntos

f97cf845 0772 41b6 b3dc d65699715302Entre os dias 17 e 21 de outubro, a equipe do Projeto InovaJuntos realizou o diagnóstico vocacional participativo do Município de Cascavel (PR). Os diagnósticos são realizados junto aos Municípios/consórcios selecionados do Projeto a fim de se identificar suas vocações. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizadora do projeto, destaca que foi feita entrevista com o setor público para iniciar as atividades.

Essa etapa do projeto tem o escopo de ouvir os secretários municipais e compreender os desafios e potencialidades que eles identificavam dentro da administração pública, bem como os do Município de modo geral. Posteriormente foram realizadas entrevistas com os setores da sociedade civil organizada, setor de ensino e o setor produtivo.

As entrevistas do InovaJuntos buscam entender a perspectiva dos diferentes setores em relação ao desenvolvimento econômico e territorial do Município, bem como à preocupação com o meio ambiente e a inclusão social em todas as suas formas. Todas as temáticas possuem relação aos 4 clusters temáticos do projeto: Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.

Visitas técnicas
Além das entrevistas qualificadas, a equipe do Projeto realizou, em Cascavel, diversas visitas técnicas às boas práticas apresentadas pela cidade. As visitas, junto às entrevistas, fortalecem a leitura da equipe em relação a vocação do Município.

No primeiro dia, em 17 de outubro, a equipe conheceu a FundeTec, o Banco da Mulher, o Escritório de Compras e o Parque da Coopavel, que é o local em que é realizada a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola. Já na quarta-feira, 19, a equipe conheceu e almoçou no restaurante popular junto ao prefeito Leonardo Paranhos, e conheceram outros espaços do Município, como o lago municipal e a praça inclusiva. Ainda no mesmo dia, seguiram para a Secretaria de Meio Ambiente, ao Zoológico Municipal e ao aterro sanitário. A última visita do dia foi feita à Escola Clínica, em que é realizado atendimento junto às crianças com espectro autista.

O último dia de visitas foi realizado na quinta-feira, 20. A equipe foi recepcionada na Escola Municipal de Transparência, que é conhecida por ter sido construída com recursos da economia das licitações do uniforme escolar. A recepção foi feita por alunos do ensino fundamental, na qual apresentaram cantos, danças e lutas marciais. Posteriormente, conheceram dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de alguns bairros da região. Também puderam ver o ecoponto da região, bem como o Centro de Convivência Intergeracional Morumbi (CCI) e o CRAS Morumbi. O dia de visitas foi finalizado com a visita ao Centro de Eventos da Cidadania de Cascavel.

Após as entrevistas e agenda de visitas, o diagnóstico vocacional foi finalizado por meio da oficina de validação, que foi realizada na sexta-feira, 21. O momento contou com a presença dos setores entrevistados ao longo da semana, bem como a do prefeito, vereadores e outros membros da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).

Sobre o InovaJuntos
O InovaJuntos conta com a parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e é cofinanciado pela União Europeia.

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas