Home / Comunicação / Cerimônia de abertura da Expo Municípios, em Goiânia, tem homenagens e discursos pelo municipalismo

Notícias

07/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Cerimônia de abertura da Expo Municípios, em Goiânia, tem homenagens e discursos pelo municipalismo

07082019 expo municipios go 1A abertura do maior encontro municipalista de Goiás contou com a presença de autoridades, discursos a favor dos pleitos do movimento municipalista e homenagem ao presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. A Expo Municípios 2019 começou nesta quarta-feira, 7 de agosto, e Aroldi participou da cerimônia ao lado do vice-presidente da entidade e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves.

Também estiveram presentes na abertura o governador e vice-governador do Estado, Ronaldo Caiado e Lincoln Tejota; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; a secretária de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, Deborah Arôxa; o deputado estadual Rafael Gouveia, entre outras autoridades do Estado.

Após a celebração do hino nacional, Haroldo Naves iniciou os discursos. Ele destacou os três objetivos do evento: mostrar as potencialidades regionais, capacitar a gestão local e fortalecer o movimento municipalista. “Temos abraçado as causas nacionais. Se não fosse a luta do movimento em Brasília, não conseguiríamos fazer a gestão dos Municípios”, reconheceu. Ao lembrar dos pleitos atuais – em consonância com a pauta prioritária da CNM –, citou a Reforma da Previdência, a redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) e o pacto federativo.

Agradecimentos
Em sua fala, Aroldi agradeceu o convite e exaltou a participação das lideranças políticas goianas na articulação no Congresso Nacional e no Executivo Federal. Falou, em especial, da aproximação institucional com a Secretaria de Governo, representada no evento pela secretária Deborah Arôxa. “Já nos reunimos algumas vezes para dar andamento as nossas demandas. Esse contato é muito importante”, sinalizou.

Deborah lembrou da trajetória na administração municipal e no antigo Ministério do Planejamento, hoje integrado à pasta da Economia. “Preciso do trabalho e do compromisso dos gestores e servidores públicos. Porque quem faz acontecer as coisas e girar a política pública no país são vocês”, justificou. Muito aplaudido, o prefeito Iris Rezende Machado fez discurso exaltado sobre o papel e os desafios do prefeito. “É a autoridade mais próxima da pessoa humana, o cidadão. Temos que fazer com que o Município tenha condições financeiras e rendimento suficiente para resolver todos os problemas que estão sob sua responsabilidade”, defendeu.

07082019 expo municipios go 2O governador Caiado pediu visão social e não só administrativa aos gestores, para atuação conjunta pelo bem do Estado e não só do Município. “Goiano precisa ter oportunidade e entender que, se não tiver educação, sua perspectiva é limitada, inviável disputar em um cenário nacional e internacional”, alertou. Ao falar do pacto federativo, lembrou da reunião com os governadores e o presidente Glademir Aroldi nesta terça-feira, em Brasília, para fechar posicionamento favorável à Reforma da Previdência. “Como as prefeituras com previdência própria vão sobreviver amanhã? Quer dizer que os servidores da União podem ter uma regra e nós teremos que buscar alternativa”, questionou.

Turismo, cultura, gastronomia e serviços
O evento é realizado pela FGM no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia e conta com quatro mil inscritos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, servidores, fornecedores de serviços e órgãos estaduais e municipais. Novidade no calendário do movimento municipalista goiano, a Expo Municípios tem como objetivos: reunir os gestores e valorizar o potencial produtivo dos 246 Municípios do Estado, além de promover conhecimento e interação para os participantes.

Nesses dois dias, serão mais de 40 atividades simultâneas, incluindo apresentação do presidente da CNM do panorama do movimento municipalista, logo após a cerimônia de abertura, e duas edições do CNM Qualifica. Para estimular o turismo e a exportação de produtos gerados nos Municípios goianos, a feira conta com estandes e rodadas de negócios com 12 embaixadas.

Alguns serviços também estarão disponíveis, como emissão de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, passaportes do idoso e de deficiente físico. Oferta de vagas de emprego, pelo Sine, e de estágio e de programa de aprendizagem, pelo IEL, também faz parte da programação. Pelo sistema S (Sebrae, Senai e Sesc), a população pode ainda aproveitar os cursos, oficinas de empreendedorismo e palestras gratuitas e as opções de pós-graduação e cursos técnicos com mensalidades promocionais.

Por Amanda Maia

Foto:  Amanda Maia

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas