Home / Comunicação / Chuvas no RS: 11 Municípios estão em Situação de Emergência

Notícias

14/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Chuvas no RS: 11 Municípios estão em Situação de Emergência

05072017 Chuva RS PortalBrasilAs fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias já deixaram cerca de 4,8 mil pessoas fora de suas casas, conforme o último balanço da Defesa Civil. Um total de 11 Municípios decretaram Situação de Emergência (SE) por conta dos alagamentos e enchentes provocadas pelas chuvas no Estado, principalmente na Fronteira Oeste.

Ainda segundo a Defesa Civil estadual, divulgado às 17h deste domingo, 13 de janeiro, cerca de 3.340 pessoas estão desalojadas e 1.552 desabrigadas. Apenas em Alegrete, o Município mais prejudicado entre as cidades gaúchas, há 4.309 mil habitantes afetados por problemas causados pelas fortes chuvas.

De acordo com a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva não deve dar trégua. Nesta semana, o tempo deve continuar abafado e com pancadas de chuva em todo o Estado, em especial em Municípios na divisa com a Argentina.

O Inmet mantém alerta amarelo de "perigo potencial". Nessas condições, pessoas devem evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se também evitar áreas alagadas e usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser buscadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja a lista de municípios que decretaram situação de emergência:

Alegrete

Bagé

Dom Pedrito

Lavras do Sul

Manoel Viana

Quaraí

Rosário do Sul

São Borja

São Gabriel

São Francisco de Assis

Uruguaiana

Como ajudar
A Defesa Civil estadual orienta que as pessoas que querem fazer doações aos moradores de Municípios mais afetados devem procurar as prefeituras dessas cidades.

Produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis estão entre os artigos de maior necessidade.

Em caso de adversidade ou para mais informações, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Por: Mabilia Souza

Foto: Divulgação

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Rádio Gaúcha

 


Notícias relacionadas