Home / Comunicação / Cidades Históricas: painel traz experiências que ajudaram Portugal a superar crise e se tornar referência no Turismo

Notícias

11/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Cidades Históricas: painel traz experiências que ajudaram Portugal a superar crise e se tornar referência no Turismo

14102019 mercado publico de porto alegre ebcO Turismo foi preponderante para que Portugal saísse de uma grave crise financeira entre os anos de 2010 e 2014. O país promoveu várias ações de valorização das atividades turísticas usando o patrimônio histórico como vetor de desenvolvimento. Essas iniciativas, que foram fundamentais para alavancar a economia, serão apresentadas aos participantes do 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, no hotsite do evento.

A proposta do painel é que essas ações implementadas nas cidades portuguesas possam servir de referência para os Municípios brasileiros. Com o tema Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento, a palestra vai trazer as estratégias de investimento no Turismo em prol do patrimônio arquitetônico: o caso do Programa Revive. Para discutir essa temática, foi convidado o diretor de Valorização da Oferta da Empresa de Turismo de Portugal, Antônio Baeta.14102019 Cidades Históricas atualizada

Abordando a mesma discussão do painel, a diretora-geral da Direção-Geral de Património Cultural de Portugal (DGPC), Paula Araújo da Silva, vai pontuar os desafios da gestão do patrimônio em sua dimensão econômica: a experiência de Portugal em curso. A mesa com os convidados será mediada pelo diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marcelo Brito.

Logo em seguida, os participantes terão espaço para intensificar os debates. As contribuições irão fazer parte da Carta de Porto Alegre. Esse documento com as reivindicações dos participantes será entregue às autoridades do governo federal. O 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo têm o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Acesse aqui a programação preliminar completa.

 

Por: Allan Oliveira

Foto: Iphan


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas