Home / Comunicação / Cinco Municípios afetados por desastres têm reconhecimento Federal de anormalidade

Notícias

07/04/2015

Compartilhe esta notícia:

Cinco Municípios afetados por desastres têm reconhecimento Federal de anormalidade

Gov. MG A seca e os problemas causados por este fenômeno natural é uma realidade antiga vivenciada no Nordeste brasileiro, no entanto esse problema deixou de ser uma exclusividade dessa região, e há alguns anos tem expandido para o Sudeste. Um exemplo disso, está no reconhecimento federal de anormalidade de mais cinco Municípios, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 7 de abril. 

De acordo com a Portaria 57/2015 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Catuti (MG), Jequitinhonha (MG), Ladainha (MG), Colatina (ES) têm Situação de Emergência (SE) reconhecida por conta da seca e da estiagem prolongada que afeta a região. A publicação também atesta a gravidade dos problemas enfrentado em um Município nordestino – Candiba (BA). 

Com a portaria, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) sinaliza que Estados como São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais vêm sendo assolados por este evento climático que causa muitos transtornos na indústria e no agronegócio. Só em 2014, o exaurimento de recursos hídricos na região metropolitana de São Paulo provocou crise de abastecimento de água a milhares de consumidores. 

Segundo a entidade, os problemas que persistem em 2015 estão longe de acabar. Por essa razão, centenas de Municípios do Sudeste decretam Emergência, esperam o reconhecimento federal de anormalidade e o auxílio financeiro para atender a população afetada. 

Veja a portaria aqui


Notícias relacionadas