Home / Comunicação / Cinco Municípios recebem CNM Qualifica com temas de saúde, controle interno e ITR

Notícias

22/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Cinco Municípios recebem CNM Qualifica com temas de saúde, controle interno e ITR

FamupControle interno, gestão da saúde e incremento da arrecadação com o Imposto Territorial Rural (ITR) foram os temas dos seminários do CNM Qualifica desta semana, que capacitou servidores municipais em Manaus (AM), Natal (RN), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). A iniciativa é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o Instituto Paulo Ziulkoski e as entidades estaduais.

Prefeitos e servidores de Municípios da Paraíba discutiram, na quarta-feira, 21 de agosto, a modernização do controle interno nas gestões públicas por meio do uso de novas tecnologias. Ministrado pelo consultor Silmo Streit, o seminário foi o sétimo CNM Qualifica ocorrido em João Pessoa, com o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Na qualificação, o especialista explicou que as gestões devem focar no novo modelo de controle interno, que atua de forma preventiva. “O controle interno deve atacar o problema antes que ele aconteça. O órgão pode agir dentro da gestão como um controlador de processos internos com um mapeamento prévio, ou seja, com todos os servidores sabendo como executar cada tarefa da gestão”, afirmou Streit.

O presidente da Famup, George Coelho, destacou a importância do controle interno para a transparência pública e incentivou a participação de gestores no CNM Qualifica. “Precisamos estar atentos aos processos de modernização das administrações, e essa qualificação serve para que tenhamos mais capacidade de garantir uma gestão mais eficiente”, destacou.

ITR
Por meio de parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Porto Alegre (RS) sediou seminário, na terça-feira, 20 de agosto, com o tema Imposto Territorial Rural: Execução do convênio e ações alternativas de incremento. A programação englobou instruções normativas sobre o tema, metas de fiscalização, levantamento de dados e procedimentos de envio para a Receita Federal, entre outros tópicos. O consultor da CNM Eudes Sippel e a técnica de Finanças Fabiana Santana ministrara o curso. CNM

Gestão da saúde
Em Rio Branco, no auditório da Associação de Municípios do Acre (Amac), os servidores locais receberam instruções sobre gestão da saúde a nível municipal. O supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães, apresentou recursos exclusivos disponibilizados pela entidade municipalista, como os panoramas e a plataforma Êxitos, a situação do programa Mais Médicos, organização do SUS e outros temas.

A semana de qualificação se encerra nesta quinta-feira, 22 de agosto, também com seminários de gestão da saúde em Manaus e de controle interno em Natal.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Famup


Notícias relacionadas