Home / Comunicação / CNM acompanha gestores de Municípios turísticos da rota das missões em audiência com o ministro da Cidadania

Notícias

28/08/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM acompanha gestores de Municípios turísticos da rota das missões em audiência com o ministro da Cidadania

28082019 reunião Ministéiro da CidadaniaCom o objetivo de avançar no projeto brasileiro que compõe o acordo internacional para integração da rota jesuítica das Missões, a área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou prefeitos do Rio Grande do Sul em audiência com o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Os gestores estiveram reunidos com o governo federal para pedir celeridade na implementação de ações que pretende beneficiar os 26 Municípios das Missões.

Os prefeitos gaúchos buscaram o apoio do Ministério da Cidadania e também do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para somar esforços que possam contribuir com a efetivação do projeto. Essa decisão ocorreu em razão do longo período de negociações liderado, da parte brasileira, pelo Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismos (MTur).

A rota conecta 19 ícones da história da colonização jesuítica na região, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como patrimônios mundiais da Humanidade, bem como sete áreas naturais protegidas e pretende desenvolver o roteiro de turismo religioso que une Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. O Ministério do Turismo é o órgão responsável pela gestão do projeto que receberá aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O acordo internacional faz parte de um modelo de integração de projetos públicos e privados, viabilizando ações de alto impacto inclusivo e gerando novos negócios, produtos e serviços turísticos na região do Corredor das Missões Jesuíticas. Um estudo da Organização Mundial do Turismo apontou que projetos transnacionais baseados em produtos turísticos compartilhados são mais efetivos para impulsionar a integração regional do que projetos de outros setores econômicos.

Infraestrutura
O acordo internacional de cooperação técnica fortalece os projetos de infraestrutura que serão financiados pelos países no âmbito do Programa Global de Crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (PGC-BID). Em agosto de 2017, durante a primeira reunião do Conselho Executivo da Rota Jesuítica Internacional da América do Sul, a assinatura da carta de adesão do Brasil PGC-BID foi o marco inicial da integração regional dos países envolvidos. O valor total da iniciativa é de US$ 100 milhões e será distribuído em ações de infraestrutura turística para as cinco nações parceiras.

A CNM foi representada pela técnica de Turismo da entidade, Marta Feitosa, e pelo técnico de Relações Institucionais, Carlos Schein. Também participaram da reunião a chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Carla Carneiro; o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Martins, e o assessor do Gabinete do Ministro, Roberto Fantinel, ambos do Ministério da Cidadania.

Ainda marcaram presença o diretor da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Ricardo Klein, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM/Funmissões), Puranci Barcelos; o Secretário Executivo do Funmissões Marcos Mattos e o Secretário de Turismo, Fabiano Morais.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas