Home / Comunicação / CNM alerta gestores para inscrições na quarta edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

Notícias

01/03/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM alerta gestores para inscrições na quarta edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação

01032019 Museus ConcursoEstá aberta a quarta edição das bolsas de capacitação do Programa de Cooperação para o Fortalecimento, Desenvolvimento, Consolidação e Modernização dos Museus Ibero-Americanos (Ibermuseus). O programa fornece apoio para trabalhadores de museus e de organizações governamentais responsáveis pelas políticas públicas para museus dos 12 países membros do Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a importância do estímulo à qualificação dos profissionais do setor museal, no âmbito da gestão pública municipal de cultura, e recomenda que os gestores públicos incentivem os profissionais que atuam nos respectivos museus municipais a participarem dessa iniciativa.

A convocatória se encontra dividida em duas categorias. A primeira apoiará a capacitação profissional de trabalhadores de museus e de organizações governamentais responsáveis pelas políticas públicas para museus dos países membros do Programa Ibermuseus. A duração da bolsa será de no mínimo dois e no máximo cinco dias consecutivos para a participação em atividades de curta duração, como, por exemplo, cursos, oficinas, seminários e congressos, as quais deverão ser realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para museus dos 22 países Ibero-americanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A segunda categoria trata do apoio à realização de residências profissionais em museus públicos ou mistos e em organizações governamentais responsáveis pelas políticas públicas para museus dos 22 países Ibero-americanos, tendo em vista o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a áreas específicas da museologia. A duração da bolsa será de no mínimo cinco e no máximo quinze dias consecutivos.

Serão destinados US$ 75 mil para o financiamento de passagens aéreas, hospedagem e seguro viagem dos intercambistas selecionados para participação em atividades que deverão ser realizadas entre agosto de 2019 e junho de 2020. Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de abril.

Para mais esclarecimentos, o gestor local pode entrar em contato com a área técnica de Cultura da CNM por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas