Home / Comunicação / CNM alerta para a importância de ações de prevenção e combate ao lixo no mar

Notícias

29/03/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM alerta para a importância de ações de prevenção e combate ao lixo no mar

lixomarAtualmente, um dos principais problemas de ordem global é a destinação inadequada de resíduos sólidos nos mares e oceanos. No Brasil, isso chega a 2 milhões de toneladas de resíduos por ano, praticamente 10% do total mundial de 25 milhões de toneladas. Este problema tem resultado na elevação dos custos relacionados ao gerenciamento de resíduos em Municípios litorâneos, além de impactar na saúde humana, ambiental e prejudicar atividades econômicas como o turismo e a pesca.

No meio técnico, entende-se que é preciso intervir na origem do problema com ações preventivas e planejamento estratégico, o que requer ações estruturadas dos entes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) salienta a importância das ações de educação ambiental com a população para evitar o lançamento inadequado dos resíduos em corpos hídricos, que acabam indo para o mar, bem como de planejamento e medidas concretas para que os Municípios consigam ajudar na resolução do complexo problema de ordem mundial.

É neste contexto que a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em parceria com outras entidades mundiais, está elaborando o Programa de Treinamento Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos para prevenção e combate ao lixo no mar.

Na edição de 2022, o programa selecionará 12 Municípios, que receberão treinamento presencial durante 3 dias na cidade de Santos (SP), com todos os custos a cargo da Abrelpe. O processo seletivo está aberto até o dia 2 de abril e o treinamento está previsto para ocorrer na segunda quinzena de maio, com atividades teóricas e realizadas em campo, além de visitas técnicas. Os pré-requisitos para inscrição, assim como o calendário previsto para o treinamento podem ser vistos no Termo de Referência e as inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento do Formulário de inscrição com as informações da pessoa indicada a participar do Programa de Treinamento.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas