Home / Comunicação / CNM alerta para imunização contra febre amarela antes do carnaval

Notícias

19/02/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM alerta para imunização contra febre amarela antes do carnaval

ag. brasilVai viajar no carnaval? Então fique atento a essa dica. Esta terça-feira, 19 de fevereiro, é o último dia para vacinar contra febre amarela para que a imunização tenha efeito no período do feriado, que ocorre de 2 a 6 de março. É que a vacina contra febre amarela demora dez dias para fazer o efeito esperado.

A indicação para buscar a imunização vai para aquelas pessoas que têm como destino regiões com riscos de contrair a doença. A cobertura vacinal ainda continua baixa no Brasil, por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que os gestores locais intensifiquem as ações de conscientização sobre a necessidade de vacinação e que planejem a estruturem a rede de saúde para receber a população.

O Ministério da Saúde divulga lista com os Municípios que estão dentro da área de recomendação de vacina. A vacina é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças com até seis meses de idade e imunodeprimidos, ou seja, pacientes que estão em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas.

Para auxiliar, a CNM disponibiliza Nota Técnica sobre a febre amarela e traz, no hotsitedicas, estudos e mapas de risco.

Leia mais
Durante as férias, fique atento à febre amarela e ao mosquito Aedes aegypti

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas