Home / Comunicação / CNM apóia encontro sobre software livre para municípios

Notícias

19/07/2005

Compartilhe esta notícia:

CNM apóia encontro sobre software livre para municípios

Frederico Ferreira

Agência CNM

Pensando na eficácia da gestão municipal informatizada, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia o I Encontro Federal de Software Livre para Municípios no Congresso Nacional, que acontecerá nos dias 9 e 10 de agosto, em Brasília. O Software Livre oferece ao usuário liberdade para executar, copiar, distribuir e modificar o programa de computador.

O objetivo do encontro é disseminar a utilização do software livre nas administrações municiais. Os prefeitos terão acesso aos benefícios da utilização desta tecnologia e nos resultados positivos referentes à aquisição dos programas. Haverá uma mostra de soluções em Software Livre para prefeituras, desenvolvidas por empresas públicas e privadas, além de palestras sobre o tema.

A aquisição do software livre é um investimento na inclusão digital do país, já que evita a constante remessa de dólares para o exterior na forma de royalties no pagamento de licenças de softwares proprietários. Os recursos economizados podem beneficiar a população em investimentos na área de informática.

Segundo a senadora Serys Slhessarenko, presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Software Livre e Inclusão Digital (Frensoft), o encontro é de fundamental importância para municípios informatizados e também para aqueles que estão começando este processo. “Vamos apresentar os benefícios do Software Livre, cujo objetivo é promover a inclusão digital na administração. Esse é um primeiro passo para aumentar o número de computadores nas cidades”, disse a senadora.

As palestras e seminários do evento serão permeados pelos seguintes temas:

• Aplicativos e Sistemas de Informações Municipais desenvolvidos em software Livre;

• Estratégias de migração para software livre em Prefeituras (troca de experiências);

• E-gov;

• Software Livre e Inclusão Digital e Social;

• Propriedade Intelectual X Compartilhamento do Conhecimento;

• Certificação Digital;

• O Poder Local e a Sociedade da Informação;

• Financiamento;

• Utilização na Saúde, Educação e Cultura.

As inscrições para o encontro estarão abertas até 5 de agosto. Para mais informações sobre o evento: (61) 3311-2293.


Notícias relacionadas