Home / Comunicação / CNM apresenta ações prioritárias em reunião do Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta

Notícias

16/03/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta ações prioritárias em reunião do Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta

16032020 ciclovia EBCA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de mais uma reunião, por videoconferência, do Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta para apresentar ações que devem ser promovidas nos próximos meses. Formado pela Confederação, por diferentes organizações e liderado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a União dos Ciclistas do Brasil, o Grupo de Trabalho tem como objetivo criar diretrizes para a regulamentação do Programa Bicicleta Brasil (PBB).

Durante o encontro, a CNM anunciou que pretende direcionar a sua atuação para contribuir com orientações que proporcionem o aperfeiçoamento de projetos de infraestrutura cicloviária que são considerados de má qualidade, a manutenção de infraestrutura nas cidades como, por exemplo, drenagem, sujeira, pintura e sinalização, bem como a baixa capacidade de investimento em projetos cicloviários, especialmente nos Municípios considerados de pequeno porte.

Dentre os eixos debatidos na ferramenta da árvore de problemas - organograma que reúne problemas e ações prioritárias elencadas pelos integrantes do grupo - foram listadas as problemáticas para a bicicleta como meio de transporte e o Grupo de Trabalho priorizou os eixos que cada componente vai elaborar além da metodologia e do detalhamento da análise do eixo.

Conquista
Em 2018, após a realização da 1ª Oficina do PBB na sede da CNM, o movimento municipalista atuou no Congresso Nacional para aprovar a Lei 13.724/2018. A legislação que criou o PBB prevê o financiamento de infraestrutura cicloviária nos Municípios. Essa conquista foi fundamental, porque o Município é o responsável, dentro da sua esfera territorial, pela sinalização, engenharia de tráfego, de campo, de policiamento, de fiscalização e de educação de trânsito.

Leia também:
Sancionado, Programa Bicicleta Brasil entra em vigor em menos de 90 dias

CNM participa de primeira reunião do Grupo Gestor Estratégia Bicicleta

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas