Home / Comunicação / CNM apresenta atuação municipalista em maior evento sobre Cidades inteligentes da América Latina

Notícias

25/07/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta atuação municipalista em maior evento sobre Cidades inteligentes da América Latina

25072019 smat city sp 2A cidade de São Paulo (SP) recebeu nesta semana o Smart City Business Brazil Congress & Expo (SCBBrC&E). O encontro, considerado o maior evento de iniciativas inovadoras da América Latina, contou com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que foi representada pela prefeita de Monteiro Lobato (SP) e integrante do conselho regional da entidade, Daniela de Cássia. A gestora apresentou o projeto que está em andamento no seu Município denominado Cidade inteligente, humana e encantada.

Essa apresentação ocorreu durante a palestra Localizando o ODS 11 nos Município do Brasil: Como a inovação e a tecnologia podem aproximar os cidadãos e governos locais? Na oportunidade, a gestora destacou as ações que foram aprimoradas com o uso de inovação e tecnologia e contribuíram para viabilizar a otimização e a proximidade do cidadão com os serviços públicos como, por exemplo, iniciativas de empreendedorismo nas escolas, central cidadão e sustentabilidade com a elaboração do Plano local de Resíduos Sólidos.

Além disso, destacou ações relacionadas à infraestrutura com a revitalização dos espaços públicos, promoção de moradia adequada, instalação de sistema fotovoltaico nos edifícios da prefeitura e eficiência energética com o uso de tecnologia para reduzir o consumo de energia referente a iluminação pública. “O primeiro passo para se posicionar como cidade inteligente está na coleta e análise de todos os níveis dados e indicadores públicos. A gestão dessas informações aliada à inovação tecnológica é fundamental no processo. Em essência, é uma inversão no modo de como as cidades são administradas”, argumentou.

Inovação
A CNM lembra que a iniciativa de Monteiro Lobato é um importante exemplo para os pequenos Municípios pela ousadia e inovação mesmo com um orçamento pequeno. A inovação e o uso de tecnologias a serem implementadas em pequenos Municípios podem ser fomentadas via parcerias, acordos com universidades e integração com os setores locais. A CNM tem acompanhado o tema Cidades Inteligentes e orientado prefeituras que tenham interesse em conhecer programas e as ações.

Outras apresentações

Além dos projetos desenvolvidos em Monteiro Lobato, os prefeitos de Niterói (RJ), Rodrigo Neves Barreto; o fundador da Colab, Gustavo Maia, o chefe de desenvolvimento da ONU-Habitat, Claudio Acioly; e o diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da Qualcomm, Jose Palazzi, foram outros participantes do painel.25072019 smat city sp 1

O painel foi promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU – Habitat) e a participação da CNM atendeu ao convite de seus representantes em Nairóbi, no Quênia. O Smart City Business Brazil Congress & Expo (SCBBrC&E) visa soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas, levando em consideração a interação de pessoas, serviços, infraestrutura e financiamento voltados aos serviços de informação e à comunicação. Também tem o objetivo de definir o aprimoramento do planejamento e gestão urbana que respondam às demandas municipais. O encontro foi promovido entre os dias 22 e 24 de julho.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas