Home / Comunicação / CNM apresenta projeto sobre os ODS para estudantes da Enap

Notícias

16/04/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta projeto sobre os ODS para estudantes da Enap

DSC 9435Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) receberam, na manhã da última segunda-feira, 15 de abril, alunos da turma de especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O curso é voltado para gestores locais e tem como objetivo desenvolver estratégias de ampliação das capacidades dos Municípios para promoção do desenvolvimento local.

A ação se dá a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Os estudantes representam mais de 75 Municípios, com profissionais das mais variadas áreas, tais como saúde, meio ambiente, planejamento, educação e políticas para mulheres. Os estudantes demonstram significativo interesse em participar do projeto, contribuindo com suas boas práticas e experiência na gestão de políticas públicas

Na oportunidade, representantes da Confederação apresentaram o projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. Essa é uma nova parceria, com o financiamento da União Europeia, coordenado pela Fundação Abrinq, que tem como foco contribuir para a implementação dos ODS e a Agenda 2030 em todo território nacional, sendo seu objetivo específico fortalecer a Estratégia ODS como rede na articulação multissetorial, além de ampliar a participação e incidência da sociedade civil na implementação dos ODS e da Agenda 2030 no Brasil com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.

Além do novo projeto, foram apresentadas também as demais ferramentas da CNM já lançadas com o objetivo de envolver e apoiar os gestores locais para a promoção de ações no âmbito dos ODS, tais como a Mandala ODS e o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS).

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado, os governos locais e a academia, que vem atuando de forma articulada desde 2015 com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, além de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas