Home / Comunicação / CNM apresenta resultados do InovaJuntos em reunião na Presidência da República

Notícias

09/12/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM apresenta resultados do InovaJuntos em reunião na Presidência da República

e659e30f 1c0e 40e7 8946 2d131fc60cdfA Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou os resultados do projeto InovaJuntos e a importância da cooperação internacional entre Municípios em reunião com representantes da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República. A entidade municipalista foi convidada pelo governo federal para a experiência de cooperação internacional, incluindo as atividades implementadas atualmente, como as parcerias com a União.

Representando a CNM, o coordenador do Projeto, Maurício Zanin, destacou, ao citar cooperação internacional, que a ação necessita ser levada como uma jornada e resolver problemas reais na administração pública. Destacou alguns dos resultados do InovaJuntos, como as missões técnicas entre Municípios brasileiros e portugueses, bem como as próximas iniciativas, dentre elas, a seleção de Municípios latinoamericanos e a implementação dos espaços de inovação nos Municípios/consórcios públicos brasileiros do projeto.

A reunião contou com a participação de organismos internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Unidas (ONU), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de prefeitos e representantes de entidades nacionais. Além da cooperação internacional, foi ressaltada a importância de ações para o desenvolvimento, pensando no alcance de agendas internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento ainda contou com a apresentação de boas práticas voltadas ao alcance dos ODS do Município de Igrejinha, com um hospital inteiramente dedicado a pacientes com deficiência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Comunidade dos Municípios da Região de Campos Mourão (PR).

O projeto possui diversas ações que alcançam diferentes ODS. Já a iniciativa do Município de Campos Mourão (PR) ressaltou a apresentação das atividades da Santa Casa. O InovaJuntos é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e com cofinanciamento da União Europeia.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas