Home / Comunicação / CNM dá orientações sobre Defesa Civil após prejuízos causados pela chuva no Norte e Sudeste

Notícias

09/03/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM dá orientações sobre Defesa Civil após prejuízos causados pela chuva no Norte e Sudeste

Marcelo Camargo - ABrAlém do Acre, que sofre com fortes chuvas desde a semana passada, Estados do Sudeste também foram atingidos. Os problemas vão desde de alagamentos, inundações a deslizamentos de terras. Em Santana do Parnaíba (SP) três crianças morreram soterradas neste final de semana. Na capital paulista vários bairros ficaram alagados e somam prejuízos.

No Acre, os Municípios de Xapuri, Capixaba, Porto Acre e Sena Madureira tiveram a Situação de Emergência reconhecida pelo governo federal. Portarias do Ministério da Integração Nacional foram publicadas nesta segunda-feira, 9 de março, no Diário Oficial da União.

É importante dar continuidade às ações de monitoramento climático, e no planejamento estratégico de prevenção, preparação e respostas a desastres naturais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores locais, que mesmo com os problemas atuais causados pela seca, não se descuidem daqueles gerados pelo excesso de chuvas típicas desta época.

Recomendações da CNM
Diante das mudanças do clima, além de vários fatores que contribuem com a degradação do solo e do meio ambiente, como as ocupações desordenadas, o desmatamento e a poluição, devemos nos esforçar nas questões da sustentabilidade. É necessário evitar o exaurimento dos recursos naturais, para isto é preciso que as ações de Defesa Civil estejam no planejamento municipal de desenvolvimento sustentável, além do processo ininterrupto das atividades de gestão de riscos e respostas a desastres naturais, O objetivo é amenizar os danos e prejuízos causados por este tipo de desastre.

 

 

 

 

 

 


Notícias relacionadas