Home / Comunicação / CNM debate os desafios da transformação digital nos Municípios

Notícias

27/08/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM debate os desafios da transformação digital nos Municípios

27082020 webinar cetic cnm daniela de cassiaRepresentando a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia, participou do webinar Transformação digital nos Municípios Brasileiros, na tarde desta quinta-feira, 27 de agosto. A iniciativa do Núcleo da Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) debateu os desafios para ampliação da tecnologia nos serviços municipais.

No lugar de fala do gestor, a prefeita pontuou que é essencial parcerias para o desenvolvimento digital em Municípios de pequeno porte. “A qualificação do gestor também é um ponto que precisa de apoio, porque os Municípios não têm condições de pagar”, acrescentou. Para implementar o projeto Cidade Inteligente, Humana e Encantada – CIHE 2030 em Monteiro Lobato, cidade de 4,6 mil habitantes, Daniela explicou que foi preciso buscar parceiros.

Professora de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Bliacheriene apontou que é urgente a mudança de visão na esfera municipal para compreender que a transformação digital é inevitável e necessária. “Para falta de recursos humanos e orçamento, os Municípios pequenos têm que entender a força do consórcio”, opinou. Nesse sentido, a CNM atua para auxiliar os gestores e incentivar os consórcios municipais - acompanhe mais sobre o tema na página de Consórcios Públicos da entidade.

Os dados da pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 sobre as prefeituras, que mostra, por exemplo, como é a conexão à internet nas gestões locais também foram apresentados no webinar. No total, 5.114 prefeituras participaram. Embora o estudo mostre que 95% possuem um site, a desigualdade entre grandes cidades e as de pequeno porte seguem evidentes. A cobertura por conexão por fibra ótica aumentou em relação à pesquisa anterior, mas ainda é mais difundida nas Regiões Sul e Sudeste e em locais com mais de 50 mil habitantes.

Para o gerente do Cetic.br/NIC.br, Alexandre Barbosa, a pesquisa aponta para avanços nos governos municipais, mas ainda com muito espaço para crescimento e melhorias, “principalmente para atender o cidadão em tempo real pela internet”. Ele destacou ainda que processos de inovação têm grande impacto no setor público, especialmente no desenvolvimento social e econômico dos Municípios. “A prefeitura é a instância de governo mais próxima da vida do cidadão e, por isso, tem uma maior importância na prestação dos serviços públicos”, relembrou.

Também participaram do webinar a coordenadora da pesquisa TIC Governo Eletrônico, Manuella Ribeiro; representante da prefeitura de São Paulo e do Fórum Inova Cidades, Vitor Fazio; o diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Paulo Miranda; e a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, Zuleica Goulart.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas