Home / Comunicação / CNM destaca experiência em Manaus no encerramento da Semana do Dia Internacional dos Museus

Notícias

17/05/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM destaca experiência em Manaus no encerramento da Semana do Dia Internacional dos Museus

17052019 museuAo longo desta semana, em razão do Dia Internacional dos Museus – celebrado no sábado, 18 de maio -, a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou, dentre os cerca de 1.300 museus municipais que existem no Brasil, quatro experiências inspiradoras que demonstram aos Municípios brasileiros diversas possibilidades de atuação no campo da gestão pública de cultura.

Encerrando a semana, a boa prática destacada pela entidade nesta sexta-feira, 17 de maio, é o Museu da Cidade de Manaus, que, apesar de ter sido criado pela Lei Municipal 1.616/1982, só foi inaugurado, em 2018, na ocasião do aniversário desse Município amazonense. O Paço da Liberdade (confira o vídeo institucional), prédio histórico construído há mais de 120 anos, foi restaurado entre os anos de 2006 e 2013, se tornando a sede do museu.

A instituição, que foi aberta ao público com a exposição A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura, já se constituiu como uma referência para o setor museal e os estudos sobre patrimônio cultural na região Norte. Dentre os espaços que compõe o museu destaca-se a Sala de Arqueologia, na qual são encontradas urnas funerárias indígenas, localizadas na fundação do prédio, que foi construído em cima de um cemitério indígena. Outra é a Sala Afluentes do Tempo, na qual a história do Município é contada através de telões suspensos refletidos nas “águas” dos rios Negro, Solimões e Amazonas.

DivulgaçãoInteratividade
A CNM ressalta também a interatividade que a tecnologia proporciona aos visitantes do museu. “As telas de vídeos de vários tamanhos, áudios, sons, ruídos, cheiros, assim como o uso de tablets e aplicativos - possíveis de serem baixados nos celulares -, estimulam que crianças e jovens assimilem conteúdos, de forma mais fácil e dinâmica, e, dessa maneira, se tornem públicos constantes em museus e espaços similares de preservação da memória”, afirma o Gestor do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino.

A instituição se envolve em diversos projetos. O Uma Tarde no Museu, iniciativa da primeira dama do Município, Elisabeth Valeiko, a partir do Fundo Manaus Solidária, leva ao museu grupos de crianças, adolescentes e idosos que vivem em bairros periféricos, em situação de vulnerabilidade ou são atendidos por organizações da sociedade civil, como o Instituto Autismo no Amazonas (IAAM). O museu participa da Semana do Livro, evento que, em parceria com instituições de ensino superior, homenageia autores e celebra o Dia Mundial do Livro.

DivlgaçãoParcerias

O museu é gerido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e conta com diversas parcerias internas à prefeitura, como a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, que mantém o paisagismo do jardim da instituição, e a Guarda Municipal, que faz a segurança do entorno do prédio.

A área técnica de Cultura da CNM destaca o trabalho do Museu da Cidade de Manaus, que promove a cultura local em consonância com o uso de tecnologias como instrumentos de facilitação da experiência do público visitante, compreendido pela instituição em sua diversidade humana e social.

Quer conhecer a instituição? A portas estão abertas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

O museu do seu Município desenvolve alguma boa prática? Compartilhe aqui com a CNM.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Participe da Lista de Transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp. Acesse o link  e salve o nosso número na agenda do seu celular.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas