Home / Comunicação / CNM e FGM abordam Censo Suas 2020 em Webinar

Notícias

03/11/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM e FGM abordam Censo Suas 2020 em Webinar

cunha 768x406O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), José Cunha, reuniu na tarde desta terça-feira, 3 de novembro, autoridades assistencialistas para debater o Censo Suas 2020, processo de coleta de dados e monitoramento realizado anualmente. A videoconferência contou com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Fabiana Ceciliano, e do coordenador de Serviços de Vigilância Socioassistencial do Ministério da Cidadania, Paulo Eugênio Clemente Junior.

O presidente da FGM, que também faz parte do Conselho Político da CNM, agradeceu as participações da Confederação e do Ministério da Cidadania ao reforçar que as entidades municipalistas são as que mais qualificam os gestores sobre essa temática. Na sua avaliação, as capacitações se tornaram realidade por contar com a colaboração do próprio governo federal. “Isso só é possível com parceria, como a feita com a CNM e hoje com o Ministério da Cidadania”, enfatizou.

Consultora de Assistência Social da CNM, Rosângela Ribeiro, reforçou a importância de realizar corretamente o preenchimento do Censo Suas, “Imprima os questionários, discuta com sua equipe e tenha assim as melhores informações sobre o preenchimento”. A colaboradora da CNM explicou que 2021 deve ser um ano de planejamento, com várias medidas na área social, “Será um ano atípico de muitas atividades nesse sentido na Assistência Social. Ter os dados corretos para o próximo ano é fundamental para os que continuaram e os novos gestores”, destacou.

Outros pontos
Durante mais de uma hora, o representante do Ministério da Cidadania abordou diferentes temas, como os prazos de preenchimento e direcionamentos em relação ao acesso e a aos questionários. O coordenador salientou que o Censo Suas deste ano traz uma novidade, “Temos em 2020 o preenchimento dos Postos de Cadastramento do CadÚnico. Trata-se de qualquer lugar que realize cadastramento e/ou atualização cadastral do CadÚnico, exceto um CRAS, CREAS ou Centro POP”, informou Paulo Júnior.Rosangela 768x418

Fabiana Ceciliano parabenizou a FGM pelo importante trabalho voltado à Assistência Social dos Municípios e reforçou a importância da participação dos gestores goianos no Censo Suas. ”Mesmo envolvidos em processo eleitoral, a administração pública não para, ainda mais em uma área tão demandada nesse momento que é a Assistência Social. Continuaremos aqui orientando nossos Municípios para o preenchimento dessa importante ferramenta”, disse.

Funções
É por meio do Censo Suas que gestores, coordenadores e conselheiros preenchem informações relacionadas à gestão e ao financiamento das ações, equipamentos, recursos humanos, serviços e participação social das unidades públicas e da Rede Socioassistencial Privada. Os dados são fundamentais para aperfeiçoar o atendimento à população, além de contribuir para a gestão de Assistência Social.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da FGM


Notícias relacionadas