Home / Comunicação / CNM e Iphan alinham estratégias para as cidades históricas e patrimônio mundial

Notícias

26/03/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM e Iphan alinham estratégias para as cidades históricas e patrimônio mundial

26032019 reunião IphanA área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve reunida nesta semana com a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; e o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito. O encontro teve como objetivo alinhar a pauta que trabalham em conjunto referente às cidades históricas e patrimônio mundial.

Foi abordada na reunião o Seminário Nacional de Governança para o Turismo que será realizado em Capitólio (MG) entre os dias 11 e 13 de julho. Esse encontro na cidade mineira prevê a discussão do turismo cultural. Ainda fez parte do debate o VI Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que está previsto para ocorrer em conjunto com o Seminário Internacional de Patrimônio+Turismo em Porto Alegre (RS) de 23 a 25 de outubro.

Além disso, outro ponto em pauta foi a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. A instituição da Política foi escolhida como uma das 35 metas do governo federal para os primeiros cem dias da gestão do presidente Bolsonaro.

A edição de um decreto com essas diretrizes deve contribuir para o incremento sustentável da visitação nas cidades históricas, viabilizando a preservação e a valorização da cultura local. A ideia é que a proposta também permita o ordenamento do turismo nos Patrimônios Naturais Mundiais do Brasil, como uma estratégia fundamental para a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção do meio ambiente.
Representaram a CNM na reunião a técnica de Turismo da entidade, Marta Feitosa, e o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas