Home / Comunicação / CNM e Município de Cascavel (PR) compartilham experiências em evento virtual do Pnud

Notícias

14/06/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM e Município de Cascavel (PR) compartilham experiências em evento virtual do Pnud

Captura de Tela 2021 06 11 às 03.39.31A convite do Escritório Regional da Ásia e do Pacífico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da conferência online Práticas de balcão único: lições para o Timor-Leste, na última sexta-feira, 11 de junho. O objetivo foi compartilhar experiências na simplificação e na desburocratização no acesso a serviços públicos.

Após a mesa de abertura, com representantes governamentais e do Pnud, foi realizada a mesa de compartilhamento de experiências. Participaram convidados e especialistas do Vietnã, de Bangladesh, do Cazaquistão, da Estônia e do Brasil – representado pela CNM e pelo Município de Cascavel,  do Paraná (PR).

Coordenador da Assessoria Internacional e do Projeto InovaJuntos da Confederação, Maurício Zanin participou ao vivo da conferência e focou sua exposição nas alterações recentes na Nova Lei de Licitações do Brasil e nos desafios na integração de serviços no país. “Temos Estados e Municípios com diversos serviços. Precisamos construir pontes para conectar todos os serviços, e integrar isso é um grande desafio. O Brasil é um país muito grande e diversificado”, destacou. Zanin apresentou o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) como resultado de anos de articulação e destacou a participação da CNM no cenário nacional para incentivar processos que levem em conta a realidade municipal.

Captura de Tela 2021 06 11 às 03.43.10A simplificação e a transparência no processo de compras governamentais foi o tema abordado pelo Município de Cascavel (PR) em vídeo transmitido no evento. O secretário de Planejamento e Gestão de Cascavel, Edson Zorek, descreveu as ações implementadas. “Logo em 2017 a primeira ação do nosso prefeito foi editar um decreto municipal, com os princípios da nossa administração, combate aos desperdícios e à corrupção e pautado na transparência.” Entre os resultados alcançados, Zorek destacou a credibilidade para licitações: “passamos a enxergar as compras públicas como uma oportunidade de negócios para os nossos empresários e para os nossos cidadãos”.

A experiência de Cascavel é uma das boas práticas compartilhadas no âmbito do Projeto InovaJuntos, implementado pela CNM. O Município participa da iniciativa com Menção Honrosa. Para mais informações, conheça o site do Projeto InovaJuntos.

Conferência Pnud
O evento ocorreu, em 11 de junho, por meio da plataforma de reuniões virtuais Zoom, às 14h horas no horário do Timor-Leste, que corresponde às 2 da manhã, no fuso horário do Brasil. A agenda contou com um primeiro momento político, com a presença do ministro da Administração Estatal do Timor-Leste, Miguel Pereira De Carvalho, do diretor regional adjunto do Pnud para a Ásia e o Pacífico, Christophe Bahuet, a representante residente do Pnud no Timor-Leste, Munkhtuya Altangerel, e do presidente do Comitê Diretor do Centro de Serviço Civil da cidade de Astana, capital do Cazaquistão, Alikhan Baimenov.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas