Home / Comunicação / CNM e Município de Cascavel (PR) participam de evento promovido pelo Pnud do Timor-Leste

Notícias

10/06/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM e Município de Cascavel (PR) participam de evento promovido pelo Pnud do Timor-Leste

WhatsApp Image 2021 06 10 at 11.33.36A Confederação Nacional de Municípios (CNM) terá participação no evento Practices of One Stop Shop: Lessons for Timor-Leste (Práticas de “balcão único”: lições para Timor-Leste, em português), organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) do Timor-Leste em cooperação com a Astana Civil Service Hub (ACSH). A transmissão acontece nesta sexta-feira, 11 de junho, a partir das 2 da manhã, no horário oficial de Brasília, que corresponde às 14h horas no país asiático.

O coordenador da Assessoria Internacional, Maurício Zanin, será o representante da entidade no encontro, que tem como objetivo compartilhar lições do Timor-Leste sobre desburocratização e acesso a serviços, já que o governo está trabalhando na melhoria da prestação de serviços públicos a nível municipal, por meio das práticas de "balcão único”.

A agenda contará também com a apresentação em vídeo do Secretário de Planejamento e Gestão do Município de Cascavel (PR), Edson Zorek, acerca das práticas implementadas de simplificação e transparência no processo licitatório. As iniciativas foram identificadas e compartilhadas ao longo da interação dos participantes do Projeto InovaJuntos, no qual o Município participa com menção honrosa.

Zanin participa virtualmente do evento como painelista. O foco da intervenção será o compartilhamento das experiências brasileiras na integração do portal nacional de compras e a nova lei de licitações, como uma boa prática na simplificação e desburocratização do processo de compras.

Também participarão do evento representantes do Vietnã, Bangladesh, Bangkok, Cazaquistão, Estônia e Timor-Leste. Eles terão a oportunidade de conhecer vários modelos e experiências sobre os serviços públicos prestados por meio das práticas de Balcão Único, que é uma forma de atendimento ao cidadão onde vários serviços públicos são postos à disposição da comunidade em “apenas uma parada”. Além disso, serão discutidas perspectivas e desafios em relação ao desenvolvimento de serviços públicos.

O evento será realizado em inglês e transmitido por meio da plataforma de reuniões virtuais Zoom. A programação oficial pode ser acessada aqui. Acompanhe a boa prática do Município de Cascavel (PR)

InovaJuntos

Em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia, a CNM está implementando o Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano, por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU).

A segunda fase do projeto terá início no segundo semestre de 2021. Serão selecionados mais oito Municípios e/ou consórcios públicos brasileiros e outros oito Municípios latino-americanos. Fique atento às redes sociais da CNM e à página do Projeto para mais informações.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas