Home / Comunicação / CNM e secretaria de esporte do Ministério da Cidadania estudam termo de cooperação técnica

Notícias

12/07/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM e secretaria de esporte do Ministério da Cidadania estudam termo de cooperação técnica

Divulgação CNMCom o objetivo de levar mais recursos e estrutura para os Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a área de esporte do Ministério da Cidadania estudam firmar um termo de cooperação. A primeira colaboração avaliada é uma pesquisa sobre os Jogos Escolares. Na próxima semana, é esperada uma agenda no ministro da pasta, Osmar Terra, com o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Para debater o assunto, o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da entidade municipalista, Denilson Magalhães, se reuniu com o diretor do Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Clair Kuhn, e equipe na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, na sede da secretaria. “A ideia é ver em quais projetos podemos pedir a parceria técnica da CNM. A entidade tem uma capilaridade enorme e consegue chegar a todos os Municípios, a cada prefeito”, resumiu Kuhn, que já foi prefeito do Município Quinze de Novembro (RS).

Entre as possibilidades de parceria, avalia-se o apoio da Confederação na divulgação de editais, por exemplo. Quanto a pesquisas, o foco é conhecer melhor a realidade e as necessidades municipais. “O termo de acordo de cooperação é no sentido de saber que estruturas os Municípios possuem para práticas esportivas e quais modalidades já desenvolvem”, resumiu o supervisor da CNM. A participação de consórcios públicos em projetos de apoio financeiro do governo federal também esteve entre os temas debatidos pelo grupo. A ideia é facilitar a logística na descentralização de recursos.

Outro ponto importante é aumentar o diálogo entre os Entes. Atualmente, o departamento analisa que há políticas federais implementadas nos Municípios sem integração com os gestores locais. A necessidade de participação municipal na construção de um plano nacional para o setor também foi apontada por Clair Kuhn.

Na terça-feira, 9 de julho, o presidente da CNM recebeu o diretor para tratar do tema – o encontro ocorreu na sede da entidade. Além da pesquisa, foram levadas propostas para apoiar esportistas de pequenos Municípios em grandes competições.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas