Home / Comunicação / CNM e Todos pela Educação definem plano de trabalho com temas urgentes para a área

Notícias

25/06/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM e Todos pela Educação definem plano de trabalho com temas urgentes para a área

CNM 9000Consolidar um plano de trabalho para orientar prioridades e estratégias de atuação sobre temas urgentes para a educação. Com esse objetivo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Todos pela Educação estiveram reunidos nesta terça-feira, 25 de junho, na sede da Confederação. O plano faz parte de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre CNM e Todos pela Educação durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em abril deste ano.

Entre os pontos tratados no encontro, foram definidas as diretrizes a serem trabalhadas em conjunto. “A gente vai trabalhar em três eixos: primeira infância e educação infantil, financiamento da educação e governança federativa da educação. Então hoje estamos definindo quais são os produtos desta colaboração para este ano, quais serão produzidos no ano que vem, qual a prioridade das ações. Então já definimos alguns estudos, capacitações, conversas com gestores municipais, estratégicas de disseminação e articulação institucional”, disse o diretor de Estratégia Política do Todos pela Educação, João Marcelo Borges.

Pela CNM participaram, do debate o Supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães, a consultora da CNM, Mariza Abreu, e as técnicas em Educação Vivian Santos e Mônica Cardoso. Já pelo Todos pela Educação, além do diretor João Marcelo Borges, participaram o coordenador de Projetos Caio Callegari, o assessor de Relações Federativas Gustavo Wei, além do assessor de Políticas Educacionais Daniel Carlini e da coordenadora de Projetos, Thaiane Pereira.

O encontro da manhã finalizou com o plano definido. Em seguida, ainda nesta terça-feira, será colocado em discussão as propostas constantes no Plano durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho Expandido sobre a primeira infância. “No âmbito da cooperação, definimos que buscaríamos outros atores para fortalecer a articulação institucional nesses três eixos”, reforçou João Marcelo.

Da primeira reunião do Grupo de Trabalho Expandido, foram convidados a participar representantes do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe/FGV), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, além de representantes da Frente Parlamentar Mista da Educação.

Por: Lívia Villela
Fotos: Victor Queiroz
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas