Home / Comunicação / CNM e União Europeia reforçam importância de parceria e anunciam Prêmio MuniCiência 2019/2020

Notícias

10/04/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM e União Europeia reforçam importância de parceria e anunciam Prêmio MuniCiência 2019/2020

DivulgaçãoDurante a tarde desta terça-feira, 9 de abril, o vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, anunciou na plenária principal da XXII Marcha a Brasília a abertura das inscrições para o Prêmio MuniCiência 2019/2020. Todos os Municípios brasileiros interessados em participar têm até 8 de julho para baixar o regulamento e informar os dados da iniciativa, seguindo critérios expostos no link disponível na página da CNM.

 

O Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores é uma iniciativa do Projeto UniverCidades, executado pela CNM em parceria com a União Europeia. O prêmio busca identificar, analisar, reconhecer e compartilhar projetos e práticas inovadores adotados por prefeitos e prefeitas nas cinco regiões do Brasil.

 

Como principal critério, o Prêmio exige que as iniciativas apresentadas representem uma contribuição significativa para a melhoria da gestão municipal. A CNM também determina que as alternativas apresentadas sejam adaptáveis e acessíveis, fomentando a implementação de boas práticas na gestão. O Prêmio MuniCiência pré-seleciona as iniciativas e submete ao público para votação on-line.

 

De acordo com o chefe de cooperação da delegação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel, a parceria com a CNM é de extrema relevância, dadas a capacidade e a capilaridade que a CNM oferece aos projetos desenvolvidos com base no acordo. “A União Europeia tem em seu DNA o reconhecimento da importância dos governos locais, das municipalidades, tanto para o desenvolvimento dos países como para a melhoria de condições de vida da população”, disse. “Os gestores municipais estão mais próximos da população e de suas necessidades”, completou.

 

De acordo com Thierry, mesmo quando são consideradas as agendas globais, como a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou a luta contra as mudanças climáticas também ocorrem em nível municipal. “É onde as pessoas estão”, enfatiza. “No âmbito de nossa cooperação internacional, valorizamos muito o potencial de trabalho com os Municípios e isso, naturalmente, explica a parceria de anos entre União Europeia e CNM”.

 

Thierry comentou que a parceria tem crescido, ganhado mais capilaridade, e um exemplo disso é a possibilidade de participar de um grande evento como a Marcha a Brasília, organizado pela CNM. “Para nós é uma forma de manter diálogos com os prefeitos e gestores municipais, pois nosso objetivo é também ampliar o uso de ferramentas e plataformas, aumentar as capacidades institucionais das prefeituras e contribuir com a capacitação”, disse. “Daí o Prêmio MuniCiência, que permite descobrir iniciativas maravilhosas e com enorme potencial de serem replicadas”, completou.  “Para nós, é um orgulho participar deste projeto”.

 

Já o vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda,  explica que a parceria com a União Europeia traz para a Federação ferramentas inovadoras, que gradativamente são integradas à realidade e ao aprimoramento da gestão. “Essas parcerias são baseadas na extensa experiência que eles têm e são somadas ao nosso objetivo de prestar um serviço que aprimore a relação federativa”, afirmou. “A União Europeia é um dos principais parceiros da CNM, com uma excelente abertura e com um histórico de ótimos projetos já realizados, outros em curso”.


Notícias relacionadas