Home / Comunicação / CNM informa sobre as alterações no Manual de Crédito Rural

Notícias

24/04/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM informa sobre as alterações no Manual de Crédito Rural

Portal BrasilAlterações no Manual de Crédito Rural (MCR) do Banco Central do Brasil (Bacen) para safra 2015/2016 foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional, no dia 23 de abril. Dentre as modificações, adiou, por mais um ano, a obrigatoriedade dos produtores rurais que contratarem o crédito de custeio da adesão ao seguro rural com recursos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). 

O Manual consolida as normas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e divulgadas pelo Banco Central do Brasil, relativas ao crédito rural, às quais orientam os produtores rurais e as instituições financeiras que operam no Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). 

Diante da medida, a Confederação Nacional de Municipios (CNM) acredita que a prorrogação é importante para os produtores rurais, uma vez que o seguro agrícola irá representar um custo a mais para o setor quando apenas alguns agentes financeiros oferecem este produto. Além disso, os produtores rurais consideram que os seguros agrícolas não enquadram a realidade de todas as culturas e regiões do Brasil. 

Os agricultores familiares enquadrados no Pronaf continuam obrigados a aderirem ao seguro nas operações de custeio contratadas na próxima safra. 

Agência CNM, com informações da ABr


Notícias relacionadas