
Notícias
18/06/2022
CNM lamenta falecimento de Egydio Alfredo Schlabitz, idealizador e fundador da entidade
O movimento municipalista perdeu na noite desta sexta-feira, 17 de junho, uma grande liderança política do país. Egydio Alfredo Schlabitz foi o idealizador e um dos fundadores da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em 1980, deixando um legado importante para todos os Municípios. Ele tinha 94 anos e deixou três filhas e netos.
Schlabitz nasceu em 1928, no Município de Lajeado, Rio Grande do Sul. Em 1963, assumiu o posto de subprefeito do desmembramento de Camaquã, o 7º Distrito, chamado de Cristal, que passou a se chamar Município de Cristal em 1988. Atuou como líder da Comissão de Emancipação. Foi prefeito eleito da cidade de Camaquã de 1977 a 1982. Também fundou, em 31 janeiro de 1972, a Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce).
Sua representatividade está marcada nas páginas do livro Município, Palco da Vida, obra que relata a história do movimento e o processo de fundação da CNM. O livro relembra reunião realizada durante evento em Praia Grande (São Paulo), no ano de 1979, para debater a deterioração da condição dos Municípios e a falta de representatividade desses junto ao governo federal. Participaram gestores de todo o país.
"Nesse evento, foi debatida uma proposta vinda de uma reunião em Curitiba, do prefeito de Camaquã e presidente da Associação de Municípios do Centro Sul, do Rio Grande do Sul, Egydio Alfredo Schlabitz, de criar a Confederação. A criação da entidade foi decidida em um segundo momento, durante o II Encontro de Presidentes de Associações Estaduais de Municípios", relata-se no livro.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lamenta profundamente o falecimento de Schlabitz e ressalta a importância dele no fortalecimento dos Municípios no Brasil. "Egydio foi um visionário e lutou para mostrar que os Municípios apenas teriam força a partir da criação de uma entidade que desse voz a esses Entes. É fundamental olharmos para trás, reconhecermos nossa história e saber que tudo o que construímos até hoje se deve, primeiramente, à luta de lideranças como ele. É uma grande perda para o nosso país, mas fica com todos nós os ensinamentos e o legado deixado", destaca Ziulkoski.
Enterro e homenagens
Os atos fúnebres estão sendo realizados desde às 7h deste sábado, dia 18 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura de Camaquã. Em seguida, as homenagens seguem no CTG de Cristal, e o sepultamento será às 16h deste sábado, no Cemitério Municipal de Cristal.
Schlabitz também será homenageado pela CNM durante evento a ser realizado na próxima semana no Rio Grande do Sul. "É importante que todos os gestores conheçam a história e a importância de um dos nossos fundadores", complementa Ziulkoski.
Da Agência CNM de Notícias, com informações das prefeituras de Camaquã e de Cristal
Notícias relacionadas


