Home / Comunicação / CNM lança Dicionário Ambiental em bate - papo da Rede Municipalista

Notícias

18/06/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM lança Dicionário Ambiental em bate - papo da Rede Municipalista

15062018 logo lixo zeroA área técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou o Dicionário Ambiental durante o bate-papo da Rede Municipalista realizado da última sexta-feira, 8 de junho. O material faz parte da Campanha Municípios Lixo Zero: um desafio de todos e tem como objetivo aproximar os gestores dos conceitos de meio ambiente contidos na legislação para que sua aplicação na gestão ambiental local seja mais fácil e prática.

Outro ponto que o Dicionário Ambiental visa é empoderar os gestores e auxiliá-los na elaboração da legislação ambiental municipal. Na realização do bate-papo, foi abordada toda a discussão em torno dos resíduos sólidos e tratada a necessidade de entender as responsabilidades de cada ente e como cada um pode agir.

Na oportunidade, a consultora Cláudia Lins explicou que o conceito de Lixo Zero não é a não geração do resíduos e sim o não envio dos resíduos para lixões e aterros sanitários, perdendo estes bens dotados de valor econômico e social. No seu entendimento, Municípios lixo zero são aqueles que reciclam seus resíduos secos recicláveis e compostam seus resíduos orgânicos. A mudança de paradigma não é só um papel do Município e todas as pessoas podem ser lixo zero. Para tanto, o entendimento é no sentido de que é necessário optar primeiramente pela não geração de resíduos por meio, por exemplo, do uso de copos reutilizáveis.

Mares limpos
Ainda foi tratado no bate-papo que a Campanha Municípios Lixo Zero: um desafio de todos está alinhada à campanha: #MaresLimpos de 2018 da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente). Segundo projeções, a cada minuto a quantidade equivalente a um caminhão de plástico é despejada no mar com cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos. A estimativa é que até o ano de 2050 o plástico será ingerido por 99% das aves marinhas.

Os conceitos das campanhas estão ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e representam um esforço ambiental mundial para alcançar o desenvolvimento sustentável, agindo localmente para a mudar a realidade globalmente. A relação dos conceitos com os ODS é importante, pois muitas vezes os Municípios já possuem boas-práticas alinhadas aos ODS e não sabem identificá-los.

Campanha com colaboradores
Por fim, o bate-papo também citou a campanha interna CNM Lixo Zero em papel. A iniciativa contou com a sensibilização dos colaboradores da entidade e teve uma apresentação do presidente da cooperativa Recicla Brasília, Roque Moreira Filho. A ação contou com a participação de representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Ainda foi citado na transmissão do bate-papo que foram os banners utilizados na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foram doados à cooperativa Construir, na qual trabalham catadoras que não conseguem mais exercer a atividade da catação e atualmente costuram bolsas reutilizáveis com esse material. As estratégias de sustentabilidade do prédio da Confederação como o telhado verde e a captação da água da chuva foram outros pontos lembrados na transmissão.
Assista ao Bate-papo aqui


Notícias relacionadas