Home / Comunicação / CNM lança projeto InovaJuntos

Notícias

18/11/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM lança projeto InovaJuntos

18112020 InovaJuntosA Confederação Nacional de Municípios (CNM) lança nesta quarta-feira, 18 de novembro, o projeto InovaJuntos. Promovido pela entidade em parceria com a União Europeia e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a iniciativa tem como objetivo contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU).

Podem participar do projeto Municípios e/ou Consórcios Públicos municipais ou intermunicipais que tenham interesse em ser beneficiários do Projeto InovaJuntos e atendam a critérios e requisitos estabelecidos no edital. Entre os requisitos está o de que o Município deve ser filiado à CNM ou, no caso de Consórcio público municipal ou intermunicipal, com todos os Municípios integrantes filiados à CNM.

O cadastro do Município deve ser feito pelo prefeito ou representante indicado pelo prefeito até o dia 31 de janeiro de 2021. Em seguida, será realizado um diagnóstico de vocação participativa, que identificará a vocação do território, suas potencialidades e fragilidades.

Na primeira etapa serão selecionados 16 localidades, sendo quatro Municípios brasileiros e 12 portugueses, que trabalharão em conjunto para o desenvolvimento de ações de integração entre seus membros e estabelecimento de agendas bilaterais. Na segunda fase, serão selecionados mais 24 localidades, sendo 16 brasileiros e 8 latino-americanos, distribuídos nos quatro clusters temáticos e trabalharão em conjunto para o desenvolvimento de ações de integração entre seus membros e estabelecimento de agendas bilaterais.

Clusters
O projeto está dividido em 4 áreas temáticas, denominadas de clusters. Cada área vai tratar de um tema específico, sendo os Municípios selecionados distribuídos nestes 4 grupos: desenvolvimento econômico; desenvolvimento regional e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas; e espaços inclusivos de inovação cultural e social.

Dentro de cada cluster, o projeto vai trabalhar temas transversais, como equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, inovação, democracia local e participação social e diálogo com crianças e jovens.

Como participar
Para participar, o gestor deve estar atento às normas contidas no edital de participação disponíveis do portal do InovaJuntos. No site do projeto, o interessado deve preencher um formulário dinâmico do processo seletivo do InovaJuntos. Ao final, você receberá um e-mail de comprovação com todas as informações enviadas.

Veja mais sobre o InovaJuntos e saiba como participar:

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas