Home / Comunicação / CNM leva reivindicações municipalistas à reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Notícias

17/03/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM leva reivindicações municipalistas à reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Rômulo/MDAA primeira Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – (Condraf) contou com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na ocasião, a entidade apresentou as reivindicações dos Municípios para o fortalecimento da área rural e o desenvolvimento econômico local. 

A reunião ocorrida nos dias 12 e 13 de março, em Brasília, propôs tratar das metas do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) no Plano Plurianual 2016-2019 (PPA), elaboradas pelo governo federal. O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que é o presidente do grupo de trabalho, se apresentou aos membros do Conselho. 

Em sua participação, o representante da Confederação reafirmou o apoio dado pelos Municípios à execução das políticas públicas voltadas para agricultura familiar, e destacou as pautas prioritárias dos Municípios. Dentre elas: 

  1. fortalecer o Serviço de Inspeção Sanitária (SIM), com o repasse de recursos federais para efetivação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa);
  2. manter no Plano Safra 2015/2016 a mesma taxa de juros do Plano anterior e manter a taxa de juros de 2014 para o programa Mais Alimento;
  3. ampliar o acesso dos agricultores ao serviço de assistência técnica e extensão rural; e
  4. apoiar aos agricultores na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Notícias relacionadas