Home / Comunicação / CNM participa de cerimônia de lançamento da Semana Nacional de Trânsito

Notícias

18/09/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de cerimônia de lançamento da Semana Nacional de Trânsito

18092020 andreNesta sexta-feira, 18 de setembro, ocorreu o lançamento da Semana Nacional de Trânsito (SNT) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi uma das entidades que estiveram presentes no evento on-line. Promovido pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre a relevância de cada atitude, do pedestre ao motorista, e destacar que todos são responsáveis por promover um trânsito mais seguro.

O assessor parlamentar da CNM André Alencar representou o presidente da CNM, Glademir Aroldi, na ocasião. “A Semana Nacional de Trânsito tem se tornado uma semana de um importante momento de reflexão e de conscientização. O tema deste ano é muito acertado e esse balanço que essa semana nós traz tem mostrado bastantes resultados”, avaliou Alencar em sua fala.

“Eu queria colocar a Confederação na parceira. A CNM fará nesta semana ações e vamos disseminar orientações dos eventos que estão ocorrendo. Agradecemos o espaço e parabenizamos pela iniciativa”, disse o representante da CNM.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito 2020 terá programação com conteúdos educativos, webinars com debates sobre a busca de soluções para os problemas do trânsito, além de mostrar os avanços vindos da transformação digital que ajudam a desburocratizar os serviços aos cidadãos.

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida", o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

O vídeo institucional do Denatran, que será veiculado na semana, foi apresentado em primeira mão aos participantes e internautas que acompanharam o evento virtual. A programação completa e todas as ações que serão realizadas podem ser acessadas no site do MInfra

Papel da CNM
A CNM tem cumprido um papel importante nos debates sobre as pautas que envolvem os Municípios no trânsito do país. A entidade atua envolvendo os Entes locais, promovendo ações, divulgando informações e incentivando a participação dos gestores locais em eventos que tratam gestão do trânsito.

A aprovação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito em 2018 foi uma conquista municipalista, resultado de mobilização dos gestores e atuação da CNM junto ao Congresso.

Os esforços devem ser resultado de cooperação entre os órgãos de trânsito nos três níveis do governo, já que os órgãos municipais de trânsito ainda enfrentam limitações na autonomia da fiscalização e no acesso à programas e recursos federais para o trânsito.

As ações de digitalização dos serviços e disponibilização de ferramentas aos Municípios, que estão sendo disponibilizadas pelo Denatran, são um importante passo e que traz outros desafios em relação ao acesso digital da população e a educação do trânsito.

Por Mabilia Souza 

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas