Home / Comunicação / CNM participa de debate sobre a promoção da mobilidade por meio da bicicleta

Notícias

27/10/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de debate sobre a promoção da mobilidade por meio da bicicleta

20221028 7A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa na sexta-feira, 28 de outubro, a partir das 17h, do debate que vai tratar o tema Estratégia 2030 da Bicicleta no Brasil – Enabici. promovido pela Estratégia Nacional da Bicicleta (Enabici). O evento - que será transmitido pelo YouTube - faz parte da programação do Circuito Urbano 2022, iniciativa da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil.

O evento tem como iniciativa apresentar a Estratégia Nacional da Bicicleta no Brasil, abordando diversos aspectos relacionados a sua importância para os gestores e a aplicação nos Municípios do país. A Enabici é uma agenda de diretrizes e objetivos para orientar ações para promover a mobilidade por bicicleta no Brasil até o ano de 2030. Sua construção e execução vai de encontro a diversos pactos globais firmados pelo Brasil, como a Nova Agenda Urbana (NAU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

Ela está sendo construída por iniciativa da União de Ciclistas do Brasil desde 2019, que instituiu um Grupo Gestor composto por organizações que representam diversos setores interessados na promoção da mobilidade por bicicleta, no qual a CNM atua como representante dos Municípios brasileiros.

Circuito Urbano
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) criou o Circuito Urbano para dar visibilidade e apoio institucional aos eventos organizados com a temática Desenvolvimento Urbano Sustentável ao longo do mês de outubro. A ação acontece no ano em que é celebrada a quinta edição do Circuito Urbano, que tem como tema Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás.

O Circuito Urbano integra a campanha global do Outubro Urbano, mês em que são incentivadas ações e debates sobre os desafios enfrentados nas cidades pela população global. O período de celebrações iniciou com o Dia Mundial do Habitat, em 3 de outubro, e será encerrado com o Dia Mundial das Cidades, no último dia deste mês.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas