Home / Comunicação / CNM participa de encontro para discutir critérios aplicados na construção do novo Mapa do Turismo

Notícias

07/03/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de encontro para discutir critérios aplicados na construção do novo Mapa do Turismo

07032016_Reunio_RegionalizaoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou  do 24º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo. A reunião teve como objetivo discutir a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, composto atualmente por 3.345 Municípios e 303 regiões turísticas.

Durante o encontro, foi informado que para pleitear a inserção no mapa, o Município deve cumprir requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério do Turismo e dar entrada na documentação junto ao interlocutor do programa de regionalização de cada Estado. Essa ação deve ser feita até o dia 30 de abril.

A entrada dos documentos em tempo hábil não garante a inserção do Município no mapa. Cada estado vai estabelecer critérios próprios para inserção dos Municípios. A metodologia foi questionada pela CNM. A entidade defendeu que devem ser adotados critérios justos e possíveis e  que sejam divulgados com tempo hábil para que os Municípios possam se  estruturem.

A CNM também questionou a realização do mapeamento em pleno ano eleitoral e sugeriu que o mapa fosse reavaliado no início de 2017 a partir do programa de governo dos novos gestores municipais.  A entidade defendeu ainda que fosse considerado o ano atípico, o período eleitoral, a estruturação, o fortalecimento e a capacitação de instâncias de governança na estratégia de atuação do Departamento responsável pela Regionalização.

Assim que for definida a atualização, será realizado o lançamento da 5ª edição da composição do Mapa do Turismo. O instrumento define o objetivo das políticas que serão desenvolvidas e implementadas pelo Ministério do Turismo. Estiveram presentes na reunião interlocutores de 11 Estados e do Distrito Federal.


Notícias relacionadas