Home / Comunicação / CNM participa de oficina de Desenvolvimento Urbano

Notícias

27/05/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de oficina de Desenvolvimento Urbano

logo pnduNos dias 25 e 26 de maio foi realizada a oficina nacional para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da WRI Brasil. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a PNDU tem como uma de suas finalidades apoiar os Municípios a executarem ações de política urbana nos seus territórios considerando as diferentes realidades locais.

A oficina contou com representantes de órgãos do governo federal, de organizações multilaterais, gestores municipais, organizações não-governamentais e da sociedade civil. O processo está sendo construído com base em uma rede colaborativa e na força da inteligência coletiva. Na oportunidade, representantes da Confederação destacaram a relevância da integração e cooperação das políticas setoriais e modelagens de recursos e financiamento, com destaque para os arranjos em consorciamento e a viabilidade de Parcerias Público-Privadas (PPP’s). Além da necessidade de uma visão estratégica para o desenvolvimento urbano sustentável, considerando múltiplas escalas, abordagem intersetorial, interfederativa e sistêmica.

Vale destacar que o objetivo central da PNDU é a redução de desigualdades socioespaciais nas cidades, entre cidades e na rede de cidades. Visa ainda a equilibrar os benefícios e prejuízos do processo de urbanização. Integrado a formulação da PNDU, serão desenvolvidos os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), que têm como objetivo estabelecer diretrizes adequadas à realidade brasileira e adaptáveis, considerando as distintas realidades.


Perspectiva municipal
A CNM tem participado dos debates e oficinas no tema de desenvolvimento urbano em diversos espaços com a finalidade de assegurar políticas e programas mais aderentes à realidade local. Dentre as iniciativas, destaca-se a participação em webinários. Em março, a entidade participou como debatedora no evento “Diálogos para uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - Visão Territorial: Escalas e Tipologias – Municipais”, em que apresentou contribuições sobre cadastros imobiliários, planejamento urbano e destacou a necessidade de considerar as sinergias das políticas setoriais urbanas para a elaboração da política nacional. Já em maio participou do debate sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs) e instrumentos urbanos em que abordou os desafios e oportunidades das PPP’s em Municípios de médio e pequeno porte. No dia 17 de junho, os técnicos da CNM irão participar do debate transformação digital.

 

Oficinas Regionais para gestores

A CNM informa que serão realizadas cinco oficinas virtuais regionais entre junho e agosto, cada oficina ocorrerá em dois dias, das 9h30 às 17 horas. A primeira oficina será realizada na Região Sul, nas datas de 16 e 17 de junho; depois é a vez do Nordeste, em 30 de junho e 1 de julho; Sudeste 14 e 15 de julho; Norte 4 e 5 de agosto e finaliza com a região Centro-Oeste 26 de 27 de agosto. Em breve as inscrições estarão abertas.


Saiba mais
CNM participará de debate sobre parcerias público-privadas (PPPs) e instrumentos urbanísticos

CNM participa de webinário sobre Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

Governo federal promove ciclos de debates sobre desenvolvimento urbano

 


Da Agência CNM de Notícias, Com informações MDR


Notícias relacionadas