Home / Comunicação / CNM participa de oficina de Desenvolvimento Urbano e Transformação Digital

Notícias

19/08/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de oficina de Desenvolvimento Urbano e Transformação Digital

2c8b81e5 cb22 418c 84f6 31b96dc3f228A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) participou do webinar Diálogos para uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Transformação Digital. O evento foi promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) nesta quinta-feira, 19 de agosto, de forma on-line. O debate teve como objetivo receber contribuições técnicas para a futura formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

A Confederação foi representada pelo consultor Emerson Souto, que apresentou contribuições em relação à Nota Técnica e os desafios municipais da transformação digital e do desenvolvimento urbano. Um dos pontos ressaltados pelo consultor foi o protagonismo dos Municípios em estabelecer leis locais e iniciativas inovadoras em diversos setores antes de normas federais. Também destacou o desafio de fortalecer políticas de inovação e solução inteligentes, considerando a diversidade, cultural, territorial, técnica, institucional e econômica dos Municípios brasileiros.

Para a CNM, é fundamental identificar e integrar as políticas setoriais urbanas com a Transformação Digital, ainda que setorialmente elas tenham mecanismos e programas com serviços ou soluções inovadoras que ainda não estão disponíveis a todos os Municípios. Também é necessário viabilizar novas modelagens de financiamentos e subsídios que possam alavancar a agenda de Desenvolvimento Urbano e Transformação Digital.

Outros participantes
O debate foi iniciado com a participação da representante do MDR Ana Paula Bruno. A discussão contou também com representantes do Ministério das Comunicações, da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), da Universidade Federal de Pernambuco e do projeto TraDUS vinculado ao MDR

PNDU
O objetivo central da PNDU é a redução de desigualdades socioespaciais nas cidades, entre cidades e na rede de cidades e pretende equilibrar os benefícios e prejuízos do processo de urbanização. A PNDU está coordenada com os objetivos do desenvolvimento regional do Brasil definidos na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O processo da formulação da PNDU promovido pelo Ipea é composto por um ciclo de eventos técnicos e a CNM acompanha a agenda por meio de diversas áreas técnicas A entidade teve um importante papel na defesa da agenda municipal de desenvolvimento urbano. O próximo debate está previsto para o dia 2 de setembro com o tema Questão Ambiental e Climática na PNDU.

Acompanhe na íntegra o debate sobre Transformação Digital aqui 

 

Da Agência CNM de Notícias

 

 

 


Notícias relacionadas