Home / Comunicação / CNM participa de reunião da CIT e demonstra a importância dos Municípios nas decisões do SUS

Notícias

27/10/2017

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião da CIT e demonstra a importância dos Municípios nas decisões do SUS

27102017 reunião citA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nessa quinta-feira, 26 de outubro, de uma reunião da Comissão Intergestores Tritartite (CIT). Essa foi a primeira vez que a entidade participou do debate. A CNM foi representada pela prefeita de Cristal (RS), Fabia Richter, que recebeu as boas vindas do secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), Antonio Nardi. Na ocasião, a gestora lembrou da importância dos Municípios em decisões na área da saúde que impactam na gestão municipal.

Em um momento histórico para a saúde e o municipalismo, a prefeita eslcareceu a necessidade da participação da CNM nas reuniões da CIT, e os benefícios que o trabalho em conjunto pode trazer a população e às gestões municipais. “Que a gente possa oferecer o apoio político que realmente é necessário que muitas vezes como secretário sente falta”, explicou a prefeita. Além disso, usou a palavra integralidade para demonstrar que ninguém melhor do que o prefeito pra conhecer políticas públicas e ajudá-las em sua construção.

Com saldo positivo, os encaminhamentos da reunião se baseiam na participação da CNM em espaços de discussão da saúde como os grupos de trabalhos, divulgação de propostas e novas ações do Ministério da Saúde que qualifiquem a gestão municipal e auxiliem o prefeito. A próxima reunião da CIT está agendada para o próximo dia 30 de novembro, em Brasília.

CIT
Instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo - União, Estados, DF e Municípios. Tem composição paritária formada por 15 membros, sendo cinco indicados pelo Ministério da Saúde, cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A representação de Estados e Municípios nessa Comissão é regional, sendo um representante para cada uma das cinco regiões no País. Nesse espaço, as decisões são tomadas por consenso e não por votação. A CIT está vinculada à direção nacional do SUS.


Notícias relacionadas